Por recomendação do Ministério Público e da Vara da Infância e Juventude de Araucária, a comissão responsável pela organização do processo seletivo para escolha dos novos conselheiros tutelares decidiu anular o pleito, marcado para acontecer no próximo dia 23.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cláudia Terezinha Hass, o cancelamento aconteceu porque houve falhas no edital de convocação das eleições. Entre elas, a falta de previsão dos pesos das notas da prova objetiva.
 “Contratamos uma assessoria jurídica para nos auxiliar na elaboração das regras do processo, mas, infelizmente, houve algumas omissões que comprometeram a lisura do processo”, explicou Cláudia.
Diante desses problemas, a Comissão responsável pelo pleito consultou o MP e o Poder Judiciário local, que aconselharam a anular o processo e recomeçá-lo do zero. “Trabalhamos na correção dos erros durante todo o final de semana e um novo edital deve ser publicado ainda esta semana, com todo o cronograma do processo seletivo”, garante Cláudia.

Nova inscrição
Com isso, os interessados em concorrer ao cargo de conselheiro serão submetidos a todo o processo novamente, inclusive tendo que refazer a inscrição.