Enfrentamento ao uso de drogas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nesta segunda-feira (24) foi realizada a abertura oficial da IV Semana de Prevenção e Combate ao Uso Indevido de Drogas em Araucária. O evento foi realizado no anfiteatro da Prefeitura Municipal e contou com a participação da deputada federal, Rosane Ferreira (PV), do secretário municipal de Segurança Pública, José Joval Conceição, do vice prefeito, Rui Souza e da representante do Conselho Tutelar do município, Margareth de Fátima Carlos.

A programação da Semana prevê diversas atividades, palestras e ações com o objetivo de orientar a população sobre este assunto que, cada vez mais, tem atingido as famílias araucarienses, direta ou indiretamente. Durante o período também haverá entrega de materiais informativos em pontos estratégicos da cidade onde há grande circulação de pessoas como nos terminais de ônibus e nas escolas municipais.

A maioria das atividades da IV Semana de Prevenção são abertas a população e quem tiver interesse em participar pode consultar a programação completa que está disponível no site da Prefeitura Municipal www.araucaria.pr.gov.br. “Convidamos a todos os araucarienses para participar das ações. Precisamos nos unir nesta causa para que possamos difundir esta ideia de prevenção e combate”, afirma o secretário de segurança.

Em seu discurso, na abertura oficial do evento, a deputada Rosane Ferreira fez questão de ressaltar o crescente aumento no número de pessoas envolvidas com drogas, citando números estarrecedores. “Estamos vivendo o pior problema de segurança e saúde pública do país. Hoje 100% dos nossos municípios têm problemas com drogas. Em 2011 foram registrados mais de 50 mil homicídios no Brasil, sendo que 75% tinham relação com o narcotráfico. Se cada membro da sociedade não fizer a sua parte, infelizmente, iremos perder esta guerra”, declarou.

A conselheira tutelar do município, Margareth Carlos, também falou sobre o problema das drogas e afirmou que em Araucária há um grande número de pessoas envolvidas. “Este é um drama que atinge cada vez mais as famílias araucarienses, é um problema grave que precisa ser enfrentado o mais rápido possível. A prevenção e o combate ao uso de drogas em nosso município é de responsabilidade de todos nós e precisamos nos unir neste sentido”, disse a profissional.

Nome do mascote
Ao longo dos últimos meses a Guarda Municipal (GM) realizou um concurso entre os alunos das escolas municipais para escolher um nome para o mascote, um cão da raça são Bernardo, que irá auxiliar a incorporação nas atividades do Departamento de Ação e Prevenção. Durante a abertura da IV Semana de Prevenção ao uso Indevido de Drogas foi divulgado o resultado deste concurso. Os alunos Nicolas Félix Tenório e Maria Eduarda de Macedo foram os vencedores e escolheram o nome de Valente para o mascote. Como premiação eles receberam uma placa de agradecimento.

Confira a programação desta terça-feira (25)
– 7h30 às 17h nas escolas: orientações e entrega de materiais
– 8h, na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego: palestra sobre drogas e consequências, ministrada por voluntários do Projeto Levando o Bem.
– 8h às 17h, em algumas unidades que prestam serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social: orientações e entrega de materiais
– 9h às 17 horas, no terminal central: abordagem informativa com voluntários da FAVI e do Projeto Levando o Bem
– 13h30, no anfiteatro da Prefeitura: palestra para agentes comunitários de saúde, com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas.
– 19h, no Parque Cachoeira: passeio ciclístico.