Enxadristas dão “aulas” na Praça para pedir apoio
Os enxadristas afirmam que foram esquecidos pela SMEL

Quem passou em frente à Câmara Municipal de Vereadores na manhã do último domingo, 3 de março, percebeu uma movimentação diferente na Praça da Bíblia. Vários jogadores de xadrez da cidade realizaram um protesto diferente no local com os objetivos de pedir mais apoio ao esporte e divulgar as conquistas da modalidade.

Para isso, o grupo espalhou algumas faixas, deixou diversos troféus em exposição e ainda montou jogos de xadrez para dar “aulas” a quem passasse por ali. “Vários pais, crianças e até alguns vereadores foram dar uma olhada no que estávamos fazendo”, conta Anderson Santana, presidente do Clube de Xadrez de Araucária.

Segundo ele, a modalidade já teve grande espaço no cenário municipal, mas tem sido esquecida e desvalorizada. “Hoje a SMEL não possui professores qualificados para dar aulas de xadrez e nós não temos nem mesmo um lugar fixo para treinar”, lamenta.

De acordo com ele, a situação já foi apresentada ao atual secretário de esportes, Olizandro Junior, no início de fevereiro. No entanto, ele afirma que nada foi feito. “Nós conversamos com o secretário antes do Carnaval e ele falou que no mesmo dia daria uma resposta pra gente. Estamos esperando uma posição até hoje”, lamenta.

Resultados
Mesmo sem apoio, os enxadristas de Araucária têm conquistado importantes resultados e mostrado o nome da cidade por onde passam. Em janeiro deste ano, por exemplo, o araucariense Paulo Ricardo Palozi, de 23 anos, teve a alegria de trazer para o município o 1º lugar do Campeonato Paranaense Absoluto de Xadrez.

Além dele, Anderson afirma que outros competidores têm marcado presença em eventos dentro e fora do país, e têm conquistado muitas medalhas nos eventos mais importantes da região. “Nós somos a modalidade que mais conquista títulos nos Jogos Abertos e nos Jogos da Juventude, mas precisamos de apoio para continuarmos a trazer premiações e mostrar a cultura do xadrez”, finaliza.

Resposta
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer sabe da existência de bons enxadristas em Araucária e que a modalidade já foi referência no Brasil na gestão anterior (2005-2008) por meio do Clube de Xadrez. No entanto, ela afirma que o xadrez precisa se organizar melhor para que possa conquistar mais adeptos e receber mais apoio. “Como comentado em outras ocasiões, a SMEL quer ajudar todas as modalidades esportivas a criarem suas próprias instituições e se coloca à disposição para orientar também os enxadristas de Araucária”, finaliza.