Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Municipal Pref. Alderico Zanardini Ozório promoveu a Mostra Cultural e Artística. São trabalhos que foram confeccionados pelos alunos de todas as séries durante o ano letivo.

A mostra aconteceu nos dias 2 e 3 e foi aberta aos pais, pessoas da comunidade e alunos de outras escolas. “A exposição foi além das nossas expectativas, pois não esperávamos receber tantos visitantes e elogios”, comentou a diretora Ângela Paluski Rocha.

De acordo com as professoras de Artes Silvana Zelinski e Silmara Gawleta e a professora da 4ª série Célia Dalmoro Padilha, a mostra envolveu todos os alunos num sistema interdisciplinar e promoveu a valorização dos trabalhos. “O fato de eles saberem que as pessoas iriam ver os trabalhos foi uma maneira de incentivá-los a fazer cada vez melhor, a buscar a perfeição”, comentou a professora Silvana.

Os temas abordados nos trabalhos foram variados. A 1ª série fez os trabalhos sobre animais, já a 2ª falou sobre cultura africana, a 3ª abordou a história de Araucária e a cultura japonesa e finalmente a 4ª série trabalhou em cima da história do Paraná, com ênfase no patrimônio cultural da Lapa e ainda paisagens e artistas paranaenses. “Para fazer os trabalhos sobre a Lapa (desenhos, maquetes, exposição de objetos antigos e outros), fizemos uma visita àquela cidade histórica no mês de setembro e os alunos vivenciaram uma experiência diferente”, comentou a professora Célia.

Exemplo
A secretária de Educação, Irene Olbre Zanon, fez questão de visitar a mostra e destacou que a proposta da Escola Elderico deve ser levada para outras instituições.

“Todas as escolas deveriam estabelecer estes trabalhos diferenciados para enriquecer o conteúdo pedagógico, onde todos se envolvem. Essa é a meta da SMED, não dar receitas prontas, mas fazer com que os professores adotem práticas inovadoras como essa”, pontuou.

Novidade
A aluna Milena Merka, 10 anos, disse ter ficado encantada com a Casa Lacerda, na Lapa, de onde surgiu a inspiração para reproduzir um moedor de carne antigo e alguns utensílios domésticos. “Gostei de conhecer um pouco mais sobre a história dos povos antigos”, disse.

Da mesma forma a aluno Maycon Drobowoski, 10 anos, também ficou emocionado de fazer o passeio até a Lapa e aprender mais sobre a cultura de outros povos. “A Casa Lacerda é muito legal, tem objetos bem interessantes”.