Escola Sperandio lança seu próprio jornal

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Equipe que produziu o jornal, representantes da SMED e do Jornal O Popular durante lançamento da primeira edição
Equipe que produziu o jornal, representantes da SMED e do Jornal O Popular durante lançamento da primeira edição

A Escola Rural Municipal João Sperandio, no Rio Abaixinho, esteve em festa na quinta-feira, 14 de agosto. Exemplares do Sperandio Notícias foram entregues e confirmaram que o sonho da escola, de lançar um jornal, deu certo. A publicação foi produzida pelos próprios alunos, sob a orientação e coordenação da professora Criceli Wolski.

Direção, professores, alunos e familiares, além da diretora geral da Secretaria Municipal de Educação (SMED) Ângela Menegusso, da diretora do departamento de ensino fundamental Adriana Kaminski, da coordenadora de campo Maria Madalena e da representante do setor de comunicação Derli Kasmarek, estiveram presentes no evento.

A coordenadora Criceli conta que o projeto de fazer um jornal com os alunos é antigo, mas só começou a ser concretizado em meados de julho, quando a escola firmou uma parceria com o Jornal O Popular. “Depois dessa parceria, tivemos todo o apoio necessário para que os alunos pudessem elaborar o jornal e para que tenham a oportunidade de, quem sabe um dia, serem grandes jornalistas, publicitários e repórteres, pois são eles que farão todo o trabalho de buscar e produzir os textos que serão publicados em nossas edições”, pontuou.

Na parceria, o Popular teve o papel de prestar uma espécie de assessoria aos alunos, se encarregou da diagramação e também patrocinou e encartou o Sperandio Notícias na edição de hoje, 19 de agosto.

Este foi o terceiro projeto de um jornal na escola que contou com a parceria do Popular. O primeiro foi na Escola Municipal David Carneiro e o segundo no Colégio Estadual Professora Helena Wysocki. Todos, quando lançados, foram encartados em nossas edições.

Alunos estão adorando a ideia de virarem pequenos jornalistas

A primeira edição feita pelos alunos
A primeira edição feita pelos alunos

Além de contribuir para que os estudantes pratiquem os hábitos da escrita, pesquisa e leitura, e ainda possam compreender a realidade social do entorno da escola, o jornal permite a interação entre a turma.

Para a aluna Kemelly de Julli Gaspar, participar da escrita dos textos para um jornal é muito bom porque ensina a escrever melhor. “O jornal está me ensinando a fazer coisas diferentes e estou aprendendo muito”, conta.

A aluna Larissa Halama também disse que está se divertindo com a ideia. “É muito legal participar desta equipe porque a gente está trabalhando junto, trocando informações sobre como o jornal pode ficar melhor e mais bonito”.

Bruna Aparecida Gondek também elogiou o projeto e falou que “participar da equipe do jornal é interessante, pois sabemos de tudo o que está acontecendo”.

Participaram da primeira edição do Sperandio Notícias a diretora Maria Jocire Gondek, professora Criceli Wolski (coordenação), Pedro Renato Maciel e Sandra Maria de Oliveira (revisão), Natielly Natally Olech e Lariane Stanczyk Padilha (fotos), Willian Barboza (diagramação) e alunos Bruna Aparecida Gondek, Bruno Henrique de Lima, Kemellty de Juli Gaspar, Lariane Stanczyk Padilha, Larissa GabrielliHalama, Milena Cristine Klenschmidt das Chagas e Natilley Natally Olech (equipe de reportagem).

“Parabéns a esta equipe, que fará parte desta história. Agradecemos a colaboração de todos que, de formas diferentes, participaram e participarão das edições do nosso jornal. Agradecemos em especial o diretor do Popular, Carlos do Valle, que tem se empenhado em dar todo o apoio técnico para a concretização deste projeto nas escolas”, disse Criceli.

Compartilhar
PUBLICIDADE