Escolas especiais recebem visita de teatro de bonecos

Na Escola Agrícola os alunos nem piscavam o olho para acompanhar cada minuto da apresentação

Escolas especiais recebem visita de teatro de bonecoss escolas municipais de educação especial Joelma do Rocio Túlio, que fica no Centro da cidade, e a Agrícola Padre José Anusz, de Campina das Pedras, participaram de uma atividade bastante divertida na semana passada. 

Os alunos receberam a visita da companhia de teatro Família Silva, de Belo Horizonte, que veio ao Paraná para mostrar o projeto Boneco Especial, uma peça de teatro destinada às escolas de ensino especial.

Na quinta-feira, dia 8, foi a vez da Escola Agrícola, e os alunos ficaram muito animados com a apresentação. “Foi um dia proveitoso e descontraído e todos os presentes, entre alunos e profissionais, vivenciaram momentos alegres com a apresentação dos bonecos. Todos os personagens são muito carismáticos e agradecemos à família Silva pela apresentação”, disse a diretora, Maria Ivanilda Palhano Grillo.

Na sexta-feira, dia 9, os alunos da Escola Joelma assistiram ao teatro de bonecos. Todos ficaram encantados com a performance dos artistas.

“A apresentação encantou toda a comunidade escolar. O público pôde interagir com os atores e dar muitas gargalhadas. Os alunos nem piscavam os olhinhos para não perder nenhum movimento dos bonecos”, comentou a diretora Lucélia Joslin. 

O projeto

“O projeto é uma forma de auxiliar no aprendizado das crianças portadoras de deficiência através de um trabalho pedagógico feito com os bonecos”, explica.

Ele salienta que o projeto, além de ter o aspecto pedagógico, ajuda a democratizar o acesso dos alunos das escolas especiais à cultura porque muitos nunca puderam ver uma peça por dificuldades de locomoção. Conheça mais sobre o projeto no blog: 

http://projetoboneco especial.blogspot.com

Boneco Especial foi criado em 2007 pelos bonequeiros Aparecida Oliveira da Silva, e Roberto Ferreira da Silva e é desenvolvido atualmente em cinco instituições de Minas Gerais. Segundo Roberto, a intenção é que ele seja estendido para os estados de São Paulo, Paraná (Araucária/Curitiba) e Paraíba.