O Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), iniciou um levantamento nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município para conhecer de que maneira estas instituições vão falar de questões ambientais com os alunos.

As primeiras visitas aconteceram em escolas e CMEIs da área rural do município. Na Escola Municipal João Sperandio, a diretora Maria Jocire Gondek recepcionou profissionais de meio ambiente e explicou um pouco da estrutura do local. “Cada escola tem uma maneira pedagógica de trabalhar, uma demanda e uma estrutura específica. Importante verificar o que já está estabelecido em cada instituição de ensino e o que pode melhorar”, comenta a diretora.

O levantamento envolve os professores, funcionários e diretores, de maneira informal ou através de um questionário, incluindo questões de destinação de lixo, lixeiras, hábitos dos alunos e consciência ambiental. Com esses dados, a SMMA irá elaborar projetos direcionados para orientar melhor os jovens de cada comunidade. A ideia da Prefeitura é fazer com todas as escolas e CMEIs do município recebam acompanhamento de educação ambiental durante o ano letivo.

“Queremos com isso reforçar vínculos com a escola e a comunidade em geral. Se a escola por algum motivo não consegue ir até a SMMA, a secretaria vai até a escola. Se de repente os alunos quiserem conhecer o barracão para onde é separado o material reciclável, e se isso for viável, por que não tentar? Mas precisamos conhecer as necessidades específicas de cada instituição”, explica a colaboradora do departamento organizador da ação, Andréa Daczkowski.

Atividades
O Departamento de Educação Ambiental disponibiliza várias atividades para escolas, empresas e comunidade. As opções ofertadas são de palestras, trilhas ecológicas e passeio pelo Horto Florestal.

Quem quiser agendar alguma ação pode ligar para a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3614-7480 e verificar a disponibilidade da equipe.