Escoteiros prestam serviços a Araucária desde 1980
O 6° Grupo de Escoteiros Gralha Azul atende 65 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de idadeEscoteiros prestam serviços a Araucária desde 1980
Os Escoteiros realizam várias atividades em parceria com a Prefeitura

“Gosto do espírito de união que eles passam, pois temos que trabalhar em grupo. Além disso, sempre vou aos acampamentos de sobrevivência no meio do mato, onde temos que colocar em prática toda a teoria que passam pra gente”, conta Sâmya, membro do Grupo de Escoteiros desde os 7 anos de idade. Assim como ela, que aos 14 anos continua frequentando as atividades, cerca de 7.500 crianças, adolescentes e adultos voluntários de Araucária já tiveram a oportunidade de “sentir na pele” o que é ser um membro do 6º Grupo de Escoteiros Gralha Azul.

Segundo o chefe escoteiro Joselito Carreira Bueno, a entidade funciona em Araucária há mais de 30 anos e conta atualmente com 85 pessoas. “Temos a colaboração de 20 adultos voluntários, que cuidam dos aspectos administrativos, técnicos e da prática escoteira”, conta Joselito. Segundo ele, esses adultos atuam como chefes, assistentes e pais de apoio, pois a União de Escoteiros do Brasil (U.E.B) exige no mínimo um adulto para cada seis crianças que participam do Grupo.

Por isso, o Clube possui neste momento 21 crianças entre 7 e 11 anos, consideradas Lobinhos e Lobinhas, 30 adolescentes entre 12 e 14, considerados escoteiros, e 14 adolescentes entre 14 e 17 anos, que auxiliam no aprendizado dos demais e são chamados de sêniors e guias. “Como eu já aprendi bastante coisa, agora eu posso passá-las aos mais novos”, conta Sâmya, membro da tropa sênior.

Atividades
Entre esse conhecimento adquirido no Grupo, Joselito explica que estão instruções de sobrevivência na mata e diversas atividades de caráter educacional, cultural, religioso e beneficente. “Em 2010 e 2011, por exemplo, nós participamos da Corrida Rústica do Aniversaário de Araucária, em parceria com a Secretaria de Esportes, entregando água mineral aos corredores. Também fizemos parte das campanhas de combate à dengue, em parceria com o Centro de Zoonoses, e das campanhas contra as drogas junto à Secretaria de Segurança. Além disso, arrecadamos alimentos e roupas para famílias carentes e plantamos mudas de árvores”, recorda.

Segundo ele, os escoteiros ainda participaram de excursões, escaladas, de acampamentos bíblicos, em parceria com igrejas evangélicas da cidade, e de acampamentos de instrução, onde o Grupo ensina “especialidades de cozinheiro, confeiteiro, radioamador, primeiros socorros, entre outras”.

Atividades assim chamam a atenção da jovem Sâmya, que ama a arte de cozinhar. “A gente tem que matar galinha, codorna, cozinhar ovo no espeto, e, à medida que vai aprendendo coisas novas e passando etapas, recebe os distintivos de especialidades. Eu já tenho o nível 2”, afirma a garota.

História
O 6º Grupo de Escoteiros Gralha Azul nasceu em 1980 por uma iniciativa da engenheira Elizabeth Iang. “Ela era funcionária da Petrobras e convidou alguns funcionários da empresa para fundarem o Grupo. O Hamilton Havelino Pires, Luiz Carlos Rolin, José Luiz Novoa, Carlos Schran e o Enio Santos aceitaram o convite, fizeram cursos na U.E.B e iniciaram as atividades”, conta Joselito. De acordo com ele, a entidade começou com 20 crianças, e permaneceu durante um ano como Grupo Provisório sob a fiscalização da União dos Escoteiros, recebendo seu certificado de fundação no dia 5 de julho de 1981.

Para participar, é possível entrar em contato com a entidade depois do dia 24 de março. “Até lá, estaremos chamando aquelas crianças e adolescentes que deixaram seus nomes na lista de espera em 2011”, explica Joselito.

O 6º Grupo de Escoteiros Gralha Azul se reúne todos os sábados no Bosque Tindiquera, localizado na Rua Capitão Aristóteles Moreira, s/n. 

Outra opção na cidade
Além do Grupo de Escoteiros, os pais araucarienses contam com outra opção para auxiliar no desenvolvimento de seus filhos: o Clube de Desbravadores, fundado na cidade em 1982. Com objetivos semelhantes aos do Grupo de Escoteiros, o Clube também desenvolve atividades físicas, mentais e espirituais que estimulam o crescimento completo do jovem.

Escoteiros prestam serviços a Araucária desde 1980
O Clube de Desbravadores atua em Araucária desde 1982

Atualmente, cerca de 150 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos participam dos seis Clubes espalhados pelos bairros de Araucária. Todos eles se reúnem aos domingos, a partir das 9h, e são organizados pela Igreja Adventista do 7º Dia. Mais informações podem ser obtidas com Emerson Botine, responsável pela iniciativa na cidade de Araucária. O telefone é 8401-4792.