Araucária PR, , 26°C

Explorador de caulim pode parar na SMMA
Palmonari: empresário ganhou a vida explorando o meio ambiente

Nos últimos têm sido fortes os boatos nos bastidores da política local de que o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) estaria prestes a nomear o novo secretário de Meio Ambiente. Até aí, nada de mais. O quadro se torna preocupante quando o possível titular ganha nome: Eliceu Palmonari.

Filiado ao PSC, Palmonari era cogitado, inclusive, para ser candidato a prefeito nas últimas eleições. No entanto, como era menos conhecido em Araucária do que a sexta estrofe do hino da cidade, a ideia foi abortada. Palmonari então passou a apoiar Olizandro, principalmente em virtude da decisão do cacique estadual do PSC, o deputado federal Ratinho Junior, de também ir para os braços do atual prefeito.

Em termos de voto, o apoio de Palmonari à candidatura de Olizandro foi tão importante quanto ao de um cidadão qualquer que coloca uma placa de seu candidato na frente de sua casa. Mesmo assim, no entanto, agora estaria havendo uma pressão para colocá-lo à frente da Secretaria de Meio Ambiente.

Independentemente da pres­são política que possa estar acontecendo para que o PSC indique o secretário de Meio Ambiente, o que é natural em se tratando de composições políticas, o grande problema do nome de Palmonari é o ramo de atividade em que ele atua em seus negócios particulares. Palmonari é empresário do ramo da mineração. Em Araucária, ele possui minas de exploração de caulim, uma espécie de argila modificada cujo componente principal é a caulinita, utilizada na fabricação de vários produtos, como papel, porcelana, adubos e cosméticos. Resumindo a história: o empresário que quer ser secretário de Meio Ambiente ganha a vida justamente explorando o meio ambiente.

Logo, sua nomeação, caso seja confirmada, é no mínimo sem sentido. Afinal, a pasta de Meio Ambiente é estritamente técnica e apesar de nos últimos mandatos ter sido renegada a um segundo plano pelos prefeitos, ela sempre foi ocupada por pessoas com um mínimo de noção ambiental. Na administração anterior de Olizandro, por exemplo, seu ocupante foi o advogado Genésio Felipe de Natividade, que em outros tempos foi um defensor da causa ambiental, atuando inclusive em processos envolvendo Chico Mendes, ambientalista mundialmente conhecido. Também naquele mandato, a SMMA foi gerenciada pelo biólogo Hino Dirlei Falat de Souza. Já na gestão de Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) a pasta foi comandada pelo professor Eduardo Kuduavski, que sempre teve uma atuação em projetos como a Agenda 21 e em programas de educação ambiental.

Uma busca rápida em sites de pesquisa na internet já revela os prejuízos ao meio ambiente causados pela exploração de caulim. Olizandro, aliás, caso esteja mesmo pretendendo cometer a besteira de entregar a Secretaria de Meio Ambiente a um explorador de caulim, deveria dar uma “googlegada” e ler sobre o assunto.

Também por meio da internet é possível descobrir que Palmonari ao longo dos últimos anos foi multado pelo Ministério de Minas e Energia justamente por ter agido em desacordo com aquilo que prevê a legislação brasileira no que concerne à exploração de minas.
 

Leia outras notícias