O Holocausto será tema de uma exposição de trabalhos artísticos feitos pelos alunos do Colégio Estadual Professor Julio Szymanski, que acontece no Museu Tingüi Cüera, do dia 14 de novembro 14 de dezembro.

O projeto é uma homenagem aos seis milhões de judeus mortos no Holocausto e tem como foco principal preservar a memória da Shoah e contextualizar o fato histórico.

Para confeccionar os trabalhos os alunos estudaram o mesmo tema em cinco disciplinas diferentes: Língua Portuguesa, Artes, História, Filosofia e Sociologia. O objetivo foi examinar como, quando e onde ocorreu o Holocausto, a construção de uma imagem de nação a partir do recurso dos personagens reais que viveram em Campos de Concentração Auschwitz 1, 2 e 3, Terezim, Gueto de Varsóvia. Prisioneiros selecionados, entre artistas, intelectuais, judeus de diferentes nacionalidades, tributo aos modelos de consciência humanística como Schindler, Irena e o Anjo de Hamburgo.

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Szymanski, Vânia Eragus de Mello, a confecção dos trabalhos ajudou a criar nova consciência junto aos alunos, fazendo-os refletir sobre maior ato de desumanidade na história. “Contrário a todo o tipo de exclusão, discriminação e ideologia de exceção, o Colégio Szymanski trabalhou ao lado dos alunos a conscientização do passado a fim de promover um mundo sem violência, sem preconceitos de credo, raça, país e língua”, disse.

A promoção da exposição é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço: A exposição Holocausto acontece no Museu Tingüi-Cuera (sala superior) entre os dias 14 de novembro a 14 de dezembro, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. O Museu fica na Rua Ceará, 65, Parque Cachoeira – Araucária – PR. Informações pelos fones 3901-5345 / 3901-5037.