Feira orgânica vai funcionar todas as sextas e sábados
Claudio mostra o ticket de integração que beneficia os usuáriosFeira orgânica vai funcionar todas as sextas e sábados
Na feirinha, a população poderá encontrar produtos fresquinhos

Como parte de um projeto de reativação total do Mercado Municipal, começou a funcionar no dia 8 de março, a Feira Orgânica que oferta alimentos sem agrotóxicos e produtos direto do produtor. Neste primeiro momento a feira vai funcionar apenas nas sextas-feiras, das 14 às 20 horas mas a partir de amanhã, dia 20, passará a abrir também aos sábados, das 8h às 14h e a proposta da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) é que em breve ela possa atender o público em todos os dias da semana.

“Queremos que as pessoas voltem a utilizar o mercado como antigamente e que possam se beneficiar com produtos de qualidade, a preços bem acessíveis e alguns mais baratos que os convencionais. Isso porque vêm direto do produtor, sem atravessadores”, explica o diretor do Mercado Municipal, Claudio Joaquim.

O secretário municipal de Agricultura, Carlos Augusto Siqueira do Couto, reitera que a feira é vantajosa para todos. “A intenção é democratizar o acesso da população aos alimentos orgânicos. Além disso, a negociação sem intermediários é mais justa, já que é o intermediário que encarece a venda”, disse o secretário.

Variedade
Além das frutas, verduras e hortaliças sem agrotóxicos, estão funcionando no Mercado Municipal 15 barracas que comercializam também pães, embutidos, conservas, ervas, peixe vivo, flores e artesanato. O espaço oferece ainda uma praça de alimentação e atividades de recreação para as crianças, coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Contamos ainda com a parceria da Secretaria de Cultura, que coordena a exposição e venda de artesanato, da APMI, com seus serviços sociais e da CMTC, responsável pelo serviço de integração com o terminal”, cita Claudio.

A integração com o terminal rodoviário é outro beneficio que a população pode usufruir. Ao sair, as pessoas recebem um cartão, que deve ser carimbado na feira e apresentado no terminal. Assim, é possível entrar sem pagar novamente a passagem. O benefício vale apenas para quem comprar hortaliças e frutas orgânicas e deve ser usufruído em até 3 horas.
Ainda como parte da reativação do Mercado Municipal, há a reabertura do Armazém da Família, que deverá ocorrer em breve segundo informou o diretor Claudio, deverá atrair um público maior e aquecer as vendas. “Quando o armazém reabrir, o fluxo de pessoas no local vai aumentar e a tendência é de que, automaticamente, as vendas no mercado municipal também sejam aquecidas. Nesse momento, é importante que as pessoas façam seu recadastramento no Mercado Municipal pra que quando o armazém reabrir, já possam começar a utilizá-lo”, comentou Claudio.

Serviço
A Feira Orgânica acontece todas às sextas-feiras, das 14h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h, no Mercado Municipal de Araucária, que fica na Rua Kasimiera Szymanski, 67, no bairro Porto das Laranjeiras, próximo ao Terminal Rodoviário Central.