Realizada entre os dias 1º e 2 de novembro, em frente aos portões dos cemitérios Central e Independência, a Feira de Finados 2012 superou as expectativas de vendas dos feirantes que comercializaram arranjos de flores e velas, usados pelos visitantes para enfeitar os jazigos como homenagem aos entes queridos que faleceram.
A feira, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), faz parte do Programa Florar que distribui bulbos de gladíolos (palmas) aos pequenos agricultores do município. Este ano, foram repassados 40 mil bulbos, que beneficiaram cerca de 90 famílias.
“A distribuição dos bulbos em conjunto com a Feira, é um incentivo que a Prefeitura oferece aos floricultores para que haja continuidade no cultivo de flores, criamos uma maneira de escoar a produção e garantir uma fonte de renda alternativa para as pequenas propriedades”, explica o secretário da SMAG, João Batista Marinho.
Carlos Manczasz Novicki, floricultor da comunidade de Roça Velha, recebeu 8 mil bulbos da SMAG e afirmou que a Feira de Finados é o ponto principal para vendas. “Faz cinco anos que participo da Feira e as pessoas já se acostumaram a chegar no cemitério e procurar pelos arranjos, tenho clientes fixos que só compram comigo. Também vendo para outros municípios, mas a maior parte da produção fica em Araucária, no segundo dia de feira, já não tínhamos mais vasos e nem velas para vender após o horário do almoço, foi um sucesso, esgotou tudo!”, conta.
Segundo o coordenador dos cemitérios municipais, Eriandro Ribas, aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelos cemitérios durante o feriado. “Além das flores que enfeitam o local, os visitantes também fazem a limpeza dos jazigos dias antes do feriado, o que colabora com a conservação do espaço”, explica.