O final de ano está chegando. Com ele, recesso e férias. O trabalho com os estudantes terminam já no dia 16. Porém, as atividades nas escolas vão até 22 de dezembro. O recesso escolar tem início no dia 23. Depois, férias, para só voltar às escolas no dia 2 de fevereiro. Isto se o prefeito não aprontar nenhuma surpresa pra categoria neste período.

Os Cmeis entrarão em recesso administrativo a partir do dia 23 de dezembro e seguem o calendário escolar. Segundo a Smed, a partir de 4 de janeiro estarão abertos alguns locais que funcionarão como pólos, para atividades recreativas e culturais com as crianças que não podem permanecer com a família nesse período.

O Ministério da Educação também se posicionou favoravelmente em relação ao fechamento das creches nas férias, justificados pelo fato de que as creches e pré-escolas são estabelecimentos educacionais e não têm funções meramente assistencialistas. Por isso, precisam de tempo para reestruturação e planejamento.

Aos pais e mães é importante a dedicação de tempo para os filhos. Sabemos que nem sempre é o possível conciliar as férias profissionais com as escolares, tendo as famílias, muitas vezes, que recorrerem aos avós ou parentes próximos. Mas para a criança é um tempo importante de fortalecimento das relações afetivas com a família, amigos e vizinhos.

Infelizmente nossa cidade não conta com espaços adequados de lazer e cultura nos bairros, nossas crianças e jovens têm de usar a criatividade para se divertir e interagir de forma menos rígida que a escola. Férias também são tempos de aprendizado e de desenvolvimento de laços comunitários.

Às professoras e professoras é tempo de descansar para voltar com espirito renovado. Nossa profissão tem sido cada ano mais difícil, mas é importante não desistir e sim, lutar para que ela se torne melhor. Só a nossa luta pode mudar a nossa vida! Bom Natal e Boas Festas, descansem e se divirtam. O ano de 2016 nos espera!