Gerdau forma terceira turma do Projeto Pescar
Alunos participantes receberam seus diplomas de manutenção mecânica e já podem atuar no mercado

No dia 30 de novembro a Gerdau de Araucária realizou a formatura da 3ª turma do Projeto Pescar e entregou para os 16 alunos participantes o diploma de “Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica”. Desde o lançamento do programa no município a iniciativa já formou 40 jovens.

Cerca de 130 pessoas, entre alunos, pais de alunos, voluntários, orientadores e representantes das demais empresas parceiras participaram do evento de formatura, que ocorreu na área de lazer da Gerdau Guaíra. Durante o evento, houve também um reconhecimento por parte da empresa a todos os voluntários presentes por ocasião do Dia Internacional do Voluntário, comemorado no dia 5 de dezembro.

O curso, que teve duração de dez meses e 900 horas/aula, objetiva oferecer capacitação para os jovens participantes, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho. O projeto contou com a participação e parceria de 69 voluntários da Gerdau, que ministraram aulas sobre temas diversos, como ética, liderança, desenvolvimento sustentável, comunicação pessoal e interpessoal.

Para a aplicação dos módulos com conteúdos técnicos específicos, o projeto contou com o apoio do Colégio Técnico Industrial – Fundacen (CTI), de Araucária. Os dois alunos com melhor aproveitamento no curso receberão uma bolsa integral de curso técnico em Mecânica, com bolsas de estudo oferecidas pelo CTI e pela Gerdau.

Criado há 36 anos, o Projeto Pescar busca a parceria da iniciativa privada do poder público e da rede local de atendimento ao adolescente para oferecer qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, capacitando-os para a conquista do primeiro emprego.

Direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Companhia, a Empresa incentiva a participação de seus colaboradores na capacitação desses jovens, contribuindo para a sua formação e inserção no mercado de trabalho por meio do repasse dos conceitos de conhecimento e experiência profissional.

Durante o ano de 2012, o Projeto Pescar usina Guaíra contou com o apoio das empresas Araucária Transportes, Transportadora Bertolin, Transportadora Erol, Confeitaria Pantucci e Sodexo Puras – Refeições Industriais.