Grupo de fotografia lança sua segunda exposição
Exposição “Colcha de Retalhos” foi lançada no sábado passado

Registrar um momento, eternizar uma cena, brincar com a realidade, imprimir o seu olhar diante da vida. A fotografia, cada vez mais acessível, encanta pelas suas mil potencialidades, desde a estrutura física da máquina fotográfica, que nos permite congelar um instante e guardá-lo impresso em um papel, à expressão e registro de como enxergamos o que está ao nosso redor, os ângulos, os detalhes, atraem mais e mais pessoas. Em outubro de 2012, homens e mulheres moradores de Araucária resolveram se encontrar para estudar, fazer e propagar a fotografia, foi aí que surgiu o coletivo Fotografia Araucária, formado por profissionais e amadores que atuam nos mais distintos segmentos dessa arte. O encontro aconteceu com uma ajudinha tecnológica, a ideia surgiu naturalmente, por intermédio de discussões, troca de experiências e publicações ocorridas nas redes sociais: “Muitos de nós não nos conhecíamos, um curtia a foto do outro e o fotografo Everson Santos deu a ideia de criar o grupo”, conta Carlos Poly, integrante do grupo.

Daí as coisas foram acontecendo, com a ideia dada pela integrante Thais Rosa, em novembro já rolou o 1º Varal Fotográfico de Araucária, exposição fotográfica que ocorreu durante o Festcar onde também foi lançada a página no Facebook do grupo – (facebook/fotografiaaraucaria). O evento atraiu os olhares da população e alí mesmo já foi sugerido a segunda exposição para presentear Araucária pelos 123 anos. “Eu acho que iniciativas como essa tem tudo para dar certo. A ideia é ser um grupo independente com trocas de experiências que some tanto para quem está começando, em relação a informações sobre técnicas, como para quem já está há muito tempo na estrada que se desprende de alguns vícios de linguagens e técnicos”, revela Poly, fotografo com 22 anos de carreira.

Exposição aberta
Quem se interessou pela proposta coletiva e deseja conhecer um pouco da sensibilidade desses artistas araucarienses tem uma excelente oportunidade nesse momento. Até o final de fevereiro está em cartaz na Casa da Cultura “Colcha de Retalhos – Diversos olhares sobre Araucária” , uma exposição que mostra as perspectivas e linguagens diferentes e resultam num olhar amplo do cotidiano de nossa cidade. Nesta exposição, cada fotógrafo expressou através da sua linguagem um olhar singular da cidade. “São várias linguagens diferentes, Araucária não tem uma cara só e essa diversidade toda ficou refletida na exposição. São vários olhares e variadas técnicas, está bem bacana, acho bacana essa troca de ideias e experiências”, aponta Poly.

Nessa exposição, mostram um pouco de como enxergam Araucária: Carlos Poly, Thays Rosa, Everson Santos, Wilian Melo, Lobão, Taciana Gayer, André Carneiro, Léo Flores e Ismael Alencar. E como nada se faz só, o grupo ainda conta com outras parcerias que ajudam no andamento do processo: “A gente agradece bastante a dedicação da Secretaria de Cultura, foram bastante atenciosos com a gente e realizaram um trabalho muito bem feito, com muita dedicação na montagem da exposição”.

Eu também quero
Se você gosta de se expressar através do registro fotográfico também pode se somar ao Fotografia Araucária. Como explica Carlos Poly, o grupo é aberto a quem tiver interesse, a quem tem vontade de estudar e desenvolver essa sensibilidade. “Quem tiver interesse, é só curtir a página no Facebook e solicitar para fazer parte. É importante que resida em Araucária, pessoas que são outras cidades saem como colaboradores. A gente é bem livre quanto a isso, o critério é estimular a fotografia”, finaliza.