Os guardas municipais Rosemildo Gomes da Silva e Aranda de Deus participaram no final do mês de setembro do 18º Encontro Nacional de Guardas Municipais e do Fórum Nacional de Segurança Municipal, que aconteceu na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.
Segundo informações da assessoria de comunicação social da Prefeitura, cerca de oito mil guardas de todo o país participaram do encontro. “Foi uma grande troca de experiências, repassamos detalhes do nosso trabalho e também trouxemos para o município muitas novidades de projetos na área de segurança que estão acontecendo em várias partes do Brasil”, comentou o supervisor Aranda. Ainda de acordo com ele, Araucária foi bastante citada e enaltecida durante o encontro. “A nossa guarda foi reconhecida como uma das mais atuantes do país e elogiada tanto em termos de pessoal quanto de estrutura”, acrescentou.
Disseminando
As experiências discutidas durante o encontro foram repassadas pelos guardas Aranda e Rosemildo para o secretário de Administração, Mário Celso Torres durante a semana passada. O secretário ficou muito entusiasmado com os relatos dos guardas e disse que uma das coisas que mais lhe chamou a atenção foi um novo tipo de armamento que está sendo usado por diversas Guardas Municipais do país. “Trata-se de uma arma, que ao invés de disparar tiros, dá uma descarga elétrica e imobiliza os elementos. “Esse equipamento está legalizado para a Guarda Municipal, tem uma boa eficiência e, o mais importante, evita mortes nas ocorrências”, enfatizou.
Mário destacou que há o interesse da atual administração em adquirir esse equipamento de choque para o efetivo. “Essa é uma grande novidade que, com certeza, facilitará o trabalho da Guarda Municipal e oportunizará uma maior eficiência nas ocorrências”, concluiu.