Armas já haviam sido compradas há algum tempo. Guardas municipais passaram por avaliações físicas e psicológicas

Na terça-feira, dia 13, foi inaugurado o Centro Integrado de Segurança (CIS) da Prefeitura de Araucária. Ele está instalado na rua Major Sezino, no Centro da cidade. No local, a Secretaria Municipal de Administração (SMAD) irá concentrar os trabalhos dos agentes de segurança e guardas municipais da Prefeitura. A principal função de ambos é a proteção dos próprios públicos municipais.

Durante a cerimônia de inauguração, o que mais chamou a atenção dos presentes foi o fato de alguns guardas municipais estarem armados. “Inicialmente somente os inspetores e supervisores andaram armados”, explicou o diretor da Guarda Municipal, José Joval Conceição.

Ainda segundo o diretor da Guarda, a corporação é responsável pela proteção de mais de 100 prédios públicos monitorados através de alarmes. “Sempre que um alarme monitorado dispara, os guardas municipais se dirigem até o local para verificar o que aconteceu e eles não podem fazer este atendimento desarmados, como vinha sendo feito. Eles estavam colocando suas vidas em risco”, explicou.

O secretário de Administração, Hino Dirlei Falat Pereira de Souza, acrescentou ainda que todos os guardas municipais passaram por avaliações físicas e psicológicas. Além disso, recentemente também foi aprovada a corre­gedoria e a ouvidoria da Guarda Municipal, órgãos que servirão para monitorar o trabalho do efetivo.

Armas
As armas usadas pelos guardas municipais são revólveres calibre 38 adquiridos pela Prefeitura. Todas elas são registradas e tiveram o número de patrimônio e brasão do Município gravados pela empresa que forneceu o equipamento, a Taurus, com sede no Rio Grande do Sul.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe