Na terça-feira, dia 11, o presidente da Codar – Companhia de Desenvolvimento de Araucária, Cirilo Arcoverde, recebeu o procurador da empresa Hines, Ronald W. Ansbach, que procurou a PMA para formalizar a doação de um terreno ao município de Araucária. Na ocasião também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei Fallat de Souza, o procurador-geral do município Adriano Ferreira, e o diretor-geral da secretaria de Administração, Pedro Skraba, além da cartorária Leocádia da Rocha Faria.

A cessão dessa propriedade visa cumprir uma medida de compensação ambiental exigida pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná. “Essa foi uma das principais medidas impostas pelo Instituto para que a empresa pudesse se instalar em Araucária”, explica o representante da Hines.

O terreno que foi transferido para o município está localizado nas proximidades da APA (Área de Preservação Ambiental) do Passaúna, na região do Thomaz Coelho e possui cerca de 60 mil metros quadrados. “Trata-se uma área de mata virgem, na bacia do Passaúna e que deve ser preservada. É, sem dúvida alguma, um ganho formidável para os araucarienses”, analisa o secretário municipal de Meio Ambiente, Hino Dirlei.

Em nome do prefeito Olizandro Ferreira, o presidente da Codar agradeceu a empresa Hines e disse que “investir no meio ambiente à na preservação das nossas matas é algo muito importante e que traz benefícios para todos nós, tanto para a prefeitura, quanto para a empresa e, principalmente, aos cidadãos araucarienses”.

Ampliações

A Hines é uma empresa privada internacional de incorporação. É hoje uma das maiores empresas do ramo de logística operando na América do Sul e está instalada em Araucária desde 2006 em uma área construída de aproximadamente 40 mil metros quadrados, na região do autódromo do município.

Durante a cessão do terreno para a prefeitura municipal, o representante da empresa anunciou que a Hines tem interesse em ampliar a planta de Araucária já nos próximos seis meses. “Contamos com vários Centros de Distribuição no Brasil e agora começamos a expandir. Araucária foi a primeira cidade fora de São Paulo que recebeu uma sede da nossa empresa e é aqui que temos o melhor galpão do Paraná em termos de logística”, comentou Ronald.

A Hines está em negociações com a Nokia para fazer a distribuição dos produtos da marca para todo o Sul do Brasil. Se o contrato for assinado, o barracão de Araucária será ampliado em cerca de 20 mil metros quadrados. A infra-estrutura do município, aliada à localização privilegiada, foram fatores decisivos para que a incorporação se instalasse na cidade.