HMA emite nota sobre fraudes no Cartão de Saúde

O Jornal Nacional e o Paraná TV divulgaram esta semana reportagens que apontam falhas encontradas no Cartão Nacional de Saúde, inclusive no Hospital Municipal de Araucária (HMA), onde um único cartão do SUS foi usado por 186 pessoas em maio deste ano. A reportagem mostrou ainda que a unidade recebeu, do SUS, R$ 117 mil e que o cartão usado estaria no nome de única usuária, que não sabia de nada. O HMA emitiu uma nota oficial a respeito do caso. Acompanhe a seguir.

"Em resposta à matéria exibida no Jornal Nacional do dia 10 de setembro, informando sobre uma suspeita de utilização irregular do Cartão Nacional de Saúde por parte do Hospital Municipal de Araucária, para faturamento de procedimentos médico-hospitalares de 186 pacientes em maio de 2013, a diretoria do hospital informa que até então desconhecia o caso e ainda afirma que descarta a possibilidade de fraude neste processo.

O caso consiste no registro de diversos procedimentos realizados para pacientes distintos, porém,  vinculados a um único Cartão do SUS. Isso ocorreu por causa de uma falha no processo de cadastro dos pacientes no sistema, mas que de nenhuma forma caracteriza fraude no faturamento do hospital, visto que as contas são faturadas com base no número da Autorização para Internação Hospitalar (AIH) e não no número do cartão SUS. O hospital ainda informa que o registro do número desse cartão no sistema não é obrigatório, uma vez que o SUS utiliza como forma de identificação dos pacientes o nome completo, nome da mãe, data de nascimento, endereço e cidade natal.

A diretoria ainda reforça que o sistema não informa se há duplicidade de registro do número do cartão SUS no cadastro, o que pode ser a principal causa do problema, e que o setor de Faturamento do hospital não tem acesso a este número no momento de faturar as contas.

Para analisar o caso, o hospital abriu um processo de sindicância interna, que irá apurar as causas para o registro inadequado no sistema e para evitar novos problemas futuros. Todo o cadastro já existente no sistema do hospital será atualizado a partir de hoje para corrigir a falha.

A Diretoria do Hospital Municipal de Araucária coloca-se à disposição para apresentar todas as evidências de que não há irregularidades no processo de faturamento do hospital e todas as demais informações a respeito deste assunto, a fim de assegurar a transparência na gestão da instituição e garantir à população a aplicação devida dos recursos públicos.

Araucária, 11 de setembro de 2013.

Assessoria de Comunicação do Hospital Municipal de Araucária"