Incentivando novos talentos
Quando é dada a largada , todos estão preparados para dar o melhor de si sem medir esforços

Com tênis nos pés, roupas frescas e muita animação, setenta pessoas se reuniram no domingo, dia 22, para mexer o esqueleto e começar o ano já praticando um esporte. A iniciativa surgiu há um ano através da Equipe Rodrigues de Atletismo, que decidiu incentivar os moradores da cidade, através de um encontro, a se envolverem com o esporte, melhorarem sua qualidade de vida e, quem sabe, se descobrirem um talento no atletismo. “Foi um dos melhores eventos organizado pela nossa equipe. O pessoal está entendendo o real motivo desse projeto, que é incentivar o exercício e a caminhada, mostrando que isso, no mínimo, vai diminuir muito o gasto com remédio no futuro; é qualidade de vida”, afirma Hailton Rodrigues, idealizador do evento.

Com um ano de projeto concluído, a Equipe Rodrigues de Atletismo é só sorriso. A ideia, que começou sem grande proporções, foi atraindo cada vez mais pessoas, que, além de praticarem atividade física, descobriram uma ótima oportunidade de fazer novos amigos. “Nós já atraímos várias pessoas, muitas passaram a praticar esporte e a estar inseridas no atletismo por conta do projeto. Por conta disso, muitas começaram a praticar não só uma vez por mês, mas durante a semana, até como preparação para o treino e futuras corridas”, conta Hailton, satisfeito em atingir suas metas.

Inicialmente, o projeto era chamado de Treino Livre de Atletismo, com a profissionalização das competições e a necessidade de uma identidade mais forte; agora, o projeto passou a ser chamado de Circuito de Corrida e Caminhada Rodrigues. A cada corrida o grupo está se organizando melhor: “Através de algumas parcerias já podemos contar, por exemplo, com um pórtico de chegada e cronômetro”, contou Hailton, que percebeu maior motivação dos atletas por terem a oportunidade de saber seu tempo na chegada.
 

Incentivando novos talentos
Com ajuda do professor Rodrigo, atletas fazem alongamento

Outra novidade dessa edição foi a premiação para a categoria Kids, em que crianças e jovens até 15 anos disputam: “eles passaram a ser premiados separadamente, ficando assim mais justa a competição entre eles’, comentou a organização. Como premiação foram divididos R$ 200.00 em dinheiro, vale compras e brindes para os atletas que chegaram entre os três primeiros gerais de cada percurso. O calendário anual da competição já está definido, as provas ocorrerão no último domingo de cada mês. “Já estamos trabalhando na organização do próximo, que será no dia 26 de fevereiro, às 8h30, em frente ao supermercado Econômico no Jardim Independência. Teremos boas novidades para esse evento: troféus, número de peito, entre outros; vale a pena participar”, concluíram.
Como posso começar?

Correr é uma das atividades mais naturais do ser humano, basta começar a andar, nos primeiros meses de vida, que logo estamos apressando o passo e nos movimentando por aí. O grande problema é que, geralmente, depois da adolescência, a maioria das pessoas abandona essa prática como esporte, lazer e qualidade de vida, e a correria só se torna a da vida, de correr de um lado para outro para resolver pepinos, enquanto as outras horas são direcionadas a ficar trancafiado em um escritório. Mas a tarefa é simples, para começar não tem muito segredo, basta alguns cuidados e avaliações para botar o corpo para mexer e mudar a forma de vida.
Conforme contou o personal trainer da academia Personal Fitness, Rodrigo, que auxilia os atletas durante o Circuito de Corrida e Caminhada Rodrigues, qualquer um pode praticar a atividade. “Todas as pessoas podem praticar, basta ter atenção, é muito importante ir ao médico antes, a um cardiologista, fazer um exame de hipoglicemia, e, se tudo estiver certo, é só começar”, confirmou. Ele explica que é fundamental se alongar antes das atividades, principalmente os membros inferiores: “Perna, panturrilha, quadríceps, coxas, também é fundamental realizar um aquecimento para as articulações”.
 

Incentivando novos talentos

Para o grupo reunido, no atletismo também se faz novos amigos

As atividades do treino são orientadas e observadas de perto pelo professor, para que os atletas iniciantes sejam bem guiados e não se machuquem nas atividades. Ele salienta também as vestimentas mais adequadas, hoje em dia existem muitas roupas e tênis próprios para as atividades físicas, desenvolvidos com materiais tecnológicos que diminuem o impacto e facilitam, entre outras coisas, a transpiração e movimentação. Mas o professor logo salienta que esses produtos, comumente de valor muito alto, não são fundamentais: “Para a prática é necessário uma roupa folgada, que não atrapalhe os movimentos. O tênis não precisa ser desses mais caros, o valor não é importante, o fundamental é que ele seja adaptado ao corpo do atleta, que não machuque”, finaliza. A alimentação também é outro ponto importante. Como sugere o professor, é bom se comer de forma leve antes das atividades: “O ideal é comer uma fruta, pode comer até um pão, mas nada que seja muito pesado”, finaliza.
 

Incentivando novos talentos

Carro acompanha atletas pelas ruas garantindo a segurança

Antes de começar:

– Procure um médico e obtenha a liberação para correr. Procure verificar a saúde das articulações e principalmente do seu sistema cardiovascular.

– Tenha o equipamento correto e confortável

– Use roupas leves e que te deixem trocar o calor com o ambiente

– Escolha um lugar seguro para a sua corrida. Parques e praças são os mais indicados. Se for correr na rua, procure ruas bem sinalizadas e sem movimento

– Se for correr à noite, use material reflexivo para ficar mais visível aos motoristas.

Começando a Correr:
– O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem

– Comece cada sessão de treino com um aquecimento global, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente

– O grande desafio de começar a correr é a imensa diferença de intensidade que a corrida representa quando comparada à caminhada. Não dá pra simplesmente sair correndo da mesma forma que fazemos andando. O segredo é usar intervalos de alta intensidade misturados com outros de menor intensidade.

– Para começar, faça pequenos intervalos de 30 segundos correndo intercalados com 2 minutos de descanso ativo (caminhada leve). Nos primeiros treinos repita isso 6 a 8 vezes.

– À medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo de corrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida (45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos, etc) e também diminuir o tempo de descanso ativo.

– Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.

Fonte: www.movimente-se.com