Jardim Magnópolis sofre com esgoto a céu aberto
Responsabilidade de cuidar da rede de esgoto é dos moradores

Moradores das ruas Trombetas e Natureza, no Jardim Magnópolis, reclamam de um esgoto a céu aberto que estaria atraindo ratos e trazendo transtornos devido ao mau cheiro. Eles relatam que o problema com relação ao esgoto já vem de meses e que o departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura já esteve no local, mas nada foi feito.

“O que eles fizeram foi enviar avisos para que os moradores fizessem a limpeza do esgoto, inclusive deram prazo pra que isso acontecesse. Isso não é certo, pois se a gente pede a interferência da administração é porque isso é um problema público e porque os moradores não tem condições de arcar com as despesas”, criticou o presidente da associação de moradores do Jardim Magnópolis, Valdir da Silva.

O líder comunitário disse ainda que a situação começou depois que a máquina da Prefeitura esteve na rua e fez que fez o aplainamento da Rua Trombetas. “Eles é que deveriam fazer o conserto não a comunidade, além do mais este mesmo esgoto, que termina na Rua Natureza, está causando mal estar na comunidade, pois do meio dele já saíram ratazanas e baratas e por se tratar de esgoto a céu aberto ainda há o risco de leptospirose”, comentou Valdir.

Responsabilidade
A Prefeitura informou que, nos casos em que não existe rede de esgoto no local, o morador é responsável pelo tratamento adequado e não pode lançar o esgoto a céu aberto ou na rede de águas.

A responsabilidade pela rede de esgoto é da Sanepar e os moradores precisam entrar em contato com a companhia de saneamento para obter mais informações. Já a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, é responsável pelas galerias de águas pluviais.

A reportagem do Jornal O Popular entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sanepar que informou que não existe rede de esgoto no Jardim Magnópolis, por ser uma região nova, bem como, não estão previstas obras para o bairro. A empresa orienta os moradores que utilizem fossas sanitárias para evitar problemas como o que foi relatado pelos moradores.