A equipe feminina de Araucária ficou logo atrás de Cascavel e Curitiba
As lutas foram difíceis, mas as garotas conseguiram resultados significativos
Depois de conseguir resultados significativos no karatê, na natação, no atletismo e no ciclismo durante os Jogos da Juventude deste ano, Araucária teve a oportunidade de comemorar também no judô. Isso mesmo! Seis garotas do município enfrentaram grandes delegações do estado compostas por 11 atletas e, mesmo com o número menor de participantes, elas conquistaram o bronze na categoria por equipe, terminando o torneio à frente de cidades como Maringá e Toledo.
De acordo com o sensei Francisco de Souza, esse resultado mostra o empenho das garotas. “Elas treinaram muito e estão de parabéns pelo esforço!”, afirma o professor.
Além desse resultado por equipe, as garotas também conseguiram excelentes resultados individualmente. “Um exemplo foi o da Luana Jayne, que chegou à final contra uma atleta da seleção brasileira”, conta o professor. Segundo ele, a adversária havia chegado de competições na Europa e estava mais preparada que a araucariense devido a esses torneios internacionais. Mesmo assim, Luana mostrou que fez o dever de casa, lutou bem e fechou a competição em 2º lugar.
Outra atleta que representou a cidade foi Camilla Deusdiante, conhecida pelas suas competições em nível estadual e nacional. “Dessa vez, ela foi a campeã na categoria Meio Médio e ainda foi escolhida como uma das três atletas de destaque nos Jogos da Juventude”, comemorou o professor. Esse reconhecimento, segundo ele, coloca a araucariense no páreo para os “Melhores Atletas do Ano” na modalidade de judô, o que é um grande privilégio.
Para completar, as atletas Jaqueline da Silva e Mychellen da Silva trouxeram o 3º lugar em suas categorias, enquanto a araucariense Telma Heloísa Veloso ficou com a 7ª colocação. “Na soma geral de todos esses resultados, nós ficamos em 4º lugar com uma diferença de apenas 13 pontos para a cidade de Curitiba, que foi a 1ª colocada. Um ótimo resultado!”, comemora o professor.
Além das garotas do judô, a cidade também contou com a participação de três rapazes: Carlos Augusto da Silva, Matheus Basso e Willian Francisco da Silva. “Eles não conseguiram medalhas, mas participaram pela primeira vez e foram bem”, garante o sensei.
Agora, os atletas do judô se preparam para os Jogos Abertos, que acontecem entre os dias 25 e 30 de novembro na cidade de Cascavel.
Mais competições
Willian da Silva venceu sua categoria no 30º Torneio Toraichiro Suzuki
As disputas nos Jogos da Juventude terminaram na sexta-feira, 25 de novembro. No entanto, ao invés de a atleta Camilla Deusdiante aproveitar o fim de semana para descansar, ela seguiu para outra competição. Isso mesmo! Ela se uniu ao araucariense Willian da Silva e seguiu para a cidade paranaense de Registro, onde os dois competiram no 30º Torneio Toraichiro Suzuki. “Lá, a Camilla ficou em 2º lugar na categoria Meio Médio Sub 18, e o Willian foi o campeão na categoria até 90 kg Sub 18. Um excelente resultado!”, comemora o técnico Francisco.