Reunião aconteceu no Cartório Eleitoral da cidade na tarde de sexta-feira
Juiz disse que vai intensificar presença da Justiça nos locais de votação
Representantes dos 27 partidos políticos com diretório em Araucária participaram na sexta-feira, dia 9, de uma reunião no cartório eleitoral da cidade. O encontro foi convocado pelo juiz eleitoral Carlos Alberto Costa Ritzmann, que conduzirá as eleições de 2012 no Município.
O encontro serviu para que o magistrado desse o tom de como pretende conduzir o processo na cidade. Ele, que está na cidade há menos de um ano e também é titular da Vara Criminal de Araucária, afirmou que já tem bastante experiência em eleições, sendo que já foi juiz eleitoral em outras doze oportunidades. "Junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Araucária tem a fama de ter eleições bastante complicadas, mas esperamos que esse ano não seja assim", disse.
Ritzmann ainda afirmou aos representantes dos partidos que até o início da campanha pretende, na medida do que a legislação permitir, estabelecer alguns regramentos para que os trabalhos transcorram de maneira a não atrapalhar o dia a dia das pessoas. Entre esses acordos que o juiz pretende alinhavar com as legendas estaria a proibição da pintura de muros e também o estabelecimento de horários específicos para circulação de carros de som.
Dia de eleição
Ainda durante a reunião, o magistrado afirmou que no dia da eleição, marcada para 7 de outubro, ele pretende proibir o tráfego de carros perto dos locais de votação, desde que, claro, isso não impeça o acesso dos eleitores às seções. Ele também quer proibir a aglomeração de pessoas junto aos colégios eleitorais, o mesmo acontecendo para vendedores ambulantes. Ritzmann garantiu ainda que representantes da Justiça Eleitoral devem estar em todos os pontos de votação. "Queremos que todos os partidos se respeitem e respeitem a lei e se isso não acontecer, seremos obrigados a intervir", deixou o recado.
Mais autoridades
A reunião entre o juiz eleitoral e os partidos teve a presença da promotora Leidi Wzorek, que afirmou que o Ministério Público estará de olho no processo e intervirá caso necessário. O capitão Stocchero, da Polícia Militar de Araucária também se fez presente e afirmou que a PM acompanhará o processo dando o suporte necessário à Justiça Eleitoral.