Karatecas se preparam para 2012
Atletas começam o ano com faixa preta, preparados para dar o máximo de si e conquistar novas vitórias

Felizes com os resultados alcançados em 2011, os atletas e técnicos do projeto de karatê da Prefeitura de Araucária já começam a se preparar para a nova etapa, afinal, todos desejam um ano ainda mais vitorioso. Para que todos estejam em forma para 2012, a equipe já interrompeu o descanso e partiu para as atividades. O primeiro encontro foi marcado pela realização de diversos testes físicos e atividades no ginásio e na pista de atletismo com o objetivo de avaliar as condições físicas de cada atleta após as férias e as festas de final de ano.

“Esse período sem treinos é necessário para o organismo descansar e se recuperar do desgaste ocorrido durante o ano, mas é normal que o atleta ganhe um pouco de peso e caiam suas capacidades físicas, como velocidade, resistência e força, o que prejudica o rendimento nos tatames”, explicou o técnico João Carlin Padilha. Com os resultados, o grupo se prepara para as próximas etapas: “os resultados dos testes vão nos permitir dosar os treinos e preparar um retorno adequado às condições de cada atleta”, finalizou.

2011
O entusiasmo para voltar com tudo neste ano não é a toa, a inspiração do grupo vem de um ano glorioso que passou. A inspiração é ainda maior para os karatecas Rogério Emerick, Cesar Augusto Zorze Furtuoso e Felipe dos Santos Cavalheiro que deram, em dezembro de 2011, mais um passo importante na carreira: eles receberam a faixa preta. Na ocasião, o sensei João Carlin Padilha entregou as faixas aos seus atletas e afirmou, com muito orgulho, a grandiosidade do passo dado pelos karatecas que conquistaram não apenas a
graduação de faixa preta, mas venceram a primeira etapa de suas vidas no karatê.

Rogério Emerick é campeão brasileiro adulto; Cesar Augusto Zorze Furtuoso é terceiro lugar no Campeonato Sulamericano, realizado no Paraguai; e Felipe dos Santos Cavalheiro é campeão Sub 21. Além de manter o quimono fechado, a faixa preta serve para indicar o nível de graduação do karateca. A cor tem um significado simbólico e a faixa preta faz referência à superação dos desafios dos primeiros anos do esporte e ao conhecimento da técnica e da filosofia do karatê adquiridos durante anos de treinamento.

Após receber a faixa preta, o karateca que continua se dedicando ao karatê começa a receber as faixas claras novamente, completando um ciclo. Por isso, nesses próximos anos são necessárias ainda muitas realizações já que a faixa preta é o começo da jornada de um karateca.