Katareca disputa o Mundial na França
O atleta araucariense Rogério Emerick viajou para a Europa no último domingo, dia 11 de novembro

Depois de conquistar o título de campeão Sul-Americano, o terceiro lugar em equipe no Pan e no Campeonato Brasileiro, e ainda trazer para Araucária o sétimo lugar no Mundial Universitário, o karateca Rogério Emerick quer terminar o ano com chave de ouro. Para isso, ele representa a cidade, o Paraná e o Brasil no Campeonato Mundial Adulto, que acontece na França entre os dias 20 e 25 de novembro.

O atleta, de apenas 24 anos, é um dos três brasileiros convocados para o evento, e já está em terras europeias. “O Rogério viajou no dia 11 de novembro para treinar lá na França”, conta o sensei João Carlin Padilha, técnico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Segundo ele, o karateca passou as últimas semanas realizando dois treinos diariamente e ainda irá aperfeiçoar sua técnica na França. “Então, nossas expectativas são as melhores, pois só o fato de poder treinar lá na França durante 20 dias será um grande ganho em qualidade e experiência para ele”, afirma.

Essa é a segunda vez que um paranaense tem a oportunidade de representar o país na maior competição da modalidade do karatê, e é a primeira em que um araucariense é convocado. Por isso, Rogério também está entusiasmado com a oportunidade. “O Mundial seria as Olimpíadas do nosso esporte, onde eu vou lutar com atletas que a gente só vê no YouTube e na TV”, comenta o atleta, que promete se dedicar à competição e lutar por um bom resultado.

A vaga
Rogério conquistou a vaga para o Mundial em junho deste ano, durante o Campeonato Sul-Americano, no Peru. No entanto, só ficou sabendo da conquista em setembro, quando participou do Campeonato Brasileiro Sênior e Veteranos 2012, no Ceará. “No fim da competição, os dois técnicos da delegação brasileira chamaram eu e o Carlin em uma mesa e nos avisaram como iria funcionar o Mundial. Fiquei muito feliz”, recorda.

Agora, o atleta aguarda o início das competições para representar o Brasil nos tatames da categoria adulto até 84 kg.