O Brasil produz em média 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, usando cerca de 45% de matéria prima reciclada na forma de cacos. Em Araucária é coletada a média de três toneladas/mês. Essa matéria prima é utilizada para a produção de embalagens, composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas.

Para cada 10% de caco de vidro na mistura economiza-se 4% de energia necessária para a fusão nos fornos industriais e uma redução de 9,5% no consumo de água. O vidro não é biodegradável e precisa ser separado por processos manuais. É 100% reciclável, não ocorrendo perda durante o processo de fusão. Para uma tonelada de caco de vidro limpo, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e felspato.

A reciclagem do vidro favorece a geração de renda, pois não requer especialização, beneficiando as camadas mais vulnerabilizadas da população. Produz benefícios ecológicos, econômicos e sociais. Outra destinação que pode ser dada ao vidro é sua utilização na produção de peças artísticas e artesanais, utilizadas em decoração e na construção civil. A utilização desse tipo de material pode ser um diferencial para designers, decoradores, arquitetos e pessoas interessadas em agregar valor econômico e artístico às peças confeccionadas com o vidro.

Novos destinos
Pensando nisso, a Associação Reciclar Araucária, a Codar e o Rotary Club de Araucária se uniram para realizar um projeto lindo, onde todo esse material, que iria para o lixo, vira arte. O objetivo é dar um destino adequado ao vidro proveniente da coleta realizada pelos catadores de materiais recicláveis associados à Associação Reciclar e pela doação de geradores do município. A possibilidade de transformar em arte materiais descartados agrega valor aos produtos e, o mais importante, dá possibilidade a pessoas excluídas ter acesso aos bens culturais e buscar suas mais diversas formas de expressão através da transformação de objetos comuns em arte, transformando suas realidades.