Atendimento no PAI estava demorando em média duas horas
Diversas mães entraram em contato com a redação de O Popular na manhã desta segunda-feira, 11 de março, para reclamar da demora no atendimento de seus filhos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), que funciona no antigo Hospital São Vicente de Paulo. De acordo com elas, a unidade estava lotada e as consultas estavam demorando mais de três horas para acontecer.
Patricia Lima de Carvalho, moradora do jardim Santa Eulália, por exemplo, relatou que chegou ao PAI por volta das 9h30 com o filho de quatro anos ardendo em febre. “Fiquei esperando até às 12h10 para ser atendida por uma médica”, relatou, acrescentando que por volta das 10h30 uma enfermeira deu uma medicação para a criança na tentativa de fazer com que a febre baixasse. Ela reclamou ainda da grosseria com que teria sido tratada pelas atendentes do pronto atendimento. “Pedi para priorizar meu filho, pois ele estava com febre alta e, além disso, eu estava com meu recém-nascido de apenas 43 dias comigo, já que não tinha com quem deixá-lo em casa. A atendente disse que meu caso não era emergencial e que não era problema dela o fato de eu estar com meu bebê de colo”, contou.
Ainda segundo Patricia, logo que conseguiu ser consultada procurou a ouvidoria do Município para reclamar da situação, mas o departamento já estava fechado. “Vou voltar lá amanhã (hoje) para registrar a reclamação contra a funcionária”, destacou.
SMSA
Questionada sobre a demora no atendimento, a Prefeitura, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que as segundas-feiras – de fato – o movimento no PAI aumenta significativamente. Ainda conforme a assessoria, o tempo médio de espera do pronto atendimento infantil na manhã de ontem era de duas horas e meia, sendo que em casos onde o paciente apresenta um quadro de febre alta o procedimento consiste na aplicação de um antitérmico ministrado pela equipe de enfermagem. Depois disto, aguarda na própria unidade que o remédio faça efeito e o atendimento por um médico pediatra.