Em menos de três anos a Prefeitura já qualificou mais de dez mil araucarienses para o mercado de trabalho. A formatura mais recente ocorreu nos dias 4 e 5, quando mais mil araucarienses receberam seus certificados de conclusão dos cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), oferecidos gratuitamente pela prefeitura municipal. A cerimônia de formatura aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.
Para o secretário de Trabalho e Emprego, Ronaldo Martins, “Araucária é a primeira e única cidade do país a implantar um projeto amplo como este, de qualificação profissional, que visa preparar os cidadãos com cursos de qualidade, reconhecidos pelas empresas”.
O secretário disse ainda que, além de qualificar os profissionais, a prefeitura tem a preocupação de inserir a população no mercado de trabalho. “Os nossos agentes empresariais visitam freqüentemente as empresas locais e mantém um contato próximo com os empresários, com o objetivo de fazer com que as vagas de empregos geradas no município sejam ocupadas por profissionais daqui e não de outras cidades, como ocorria anteriormente”, comenta.
Além dos agentes empresariais, também foi criado o Programa Amigo do Emprego que é uma forma de incentivar as indústrias e empresas de Araucária a contratarem mão-de-obra local.
De acordo com informações da Secretaria de Trabalho e Emprego (SMTE), cerca de 60% das pessoas que realizaram os cursos de qualificação profissional já foram inseridas no mercado de trabalho. Ou seja, dos nove mil profissionais qualificados, seis mil já conquistaram o tão sonhado emprego.
As empresas do município também foram beneficiadas com estes avanços, pois agora encontram uma maior facilidade para contratar os funcionários. O gerente de recursos humanos da Repar, Juarez Casnok, diz que a prefeitura contribuiu muito com as empresas. “Esse projeto foi bastante importante, pois para nós é muito mais interessante contratar trabalhadores da região”, comenta Casnok, afirmando que quanto mais próximo os trabalhadores estiverem do local de trabalho mais fácil é o entrosamento com a empresa.