Meta da Prefeitura é licitar a construção de 5 novas unidades básicas de saúde até o final de 2022

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Calcanhar de Aquiles de nove em cada dez cidades brasileiras, a saúde segue sendo o principal desafio dos gestores em todo o Brasil. Em Araucária, apesar da arrecadação privilegiada, as reclamações existem. E não são poucas.

E foi pensando em diminuir a quantidade dessas reclamações que, em conversas com as secretarias de Planejamento e Saúde, o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) determinou que as pastas colocassem em prática, com urgência, um projeto para reestruturar a rede de atenção básica, considerada a responsabilidade principal dos municípios quando da divisão tripartite estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa reestruturação, inclusive, já havia sido apontada em 2021 quando da realização da XV Conferência Municipal de Saúde.

Com a missão dada pelo chefe do Executivo municipal, Planejamento e Saúde elaboraram o projeto técnico para redistribuição territorial e implantação de equipamentos de saúde que atenda a demanda atual da população araucariense, respeitando sempre o bairro em que cada cidadão reside. “Recursos não vão faltar para colocar esse projeto em prática. Estou aqui desde 2017, trabalhando diariamente, fechando as torneiras da corrupção, que sempre foram muitas em nossa cidade, para que o morador tenha uma cidade melhor em todas as áreas. A gente sabe que Saúde é um pouco mais complicado e que não depende só da Prefeitura para melhorar, mas nossa parte a gente está fazendo”, garantiu Hissam.

O projeto desenvolvido pelos técnicos das secretarias de Planejamento e Saúde é audacioso e prevê a construção de cinco novas unidades básicas de saúde, além de grandes reformas e ampliações em outras três. Somada à nova UBS Silvio Skraba, que deve ser entregue agora em julho, chega-se a nove estruturas físicas modernas e pensadas para atender o usuário do SUS de forma humanizada.

Paralelamente ao trabalho de construção das novas unidades, a Secretaria de Saúde organizará o fluxo de atendimento nesses espaços, bem como fará o planejamento de equipes necessárias para cada equipamento, necessidade de reorganização de pessoal, realização de concursos públicos e outras ações com relação a gestão do corpo de funcionários. Em visita recente à Câmara, inclusive, o secretário de Saúde, Adilson Seidi Suguiura, pontuou que um dos principais problemas enfrentados pela pasta em Araucária é o fato de o usuário procurar o serviço errado na hora que precisa de atendimento. Ele explicou, por exemplo, que a grande maioria da demanda das unidades 242 horas adulto e infantil é de pacientes que não tem quadro clínico classificado como urgência e emergência. Assim, essas consultas deveriam acontecer nas unidades básicas. A expectativa do secretário é que com essa reorganização da atenção primária esse problema se resolva.

Quais são as unidades que serão reformadas e ampliadas?

UBS Nossa Senhora de Fátima (Vila Angélica)

Com a reforma e ampliação, a UBS passará de uma área de 312,78 m² para 880,68 m². Entre seus diferenciais estará a existência de uma grande praça externa para integração da comunidade, logo em frente ao Terminal do Vila Angélica. O espaço contará com vários equipamentos de lazer e esporte, como quadra descoberta, parquinho, academia e grandes áreas de descanso e permanência com vegetação abundante e estacionamento para carros, motos e bicicletas para a comunidade.

A UBS Vila Angélica terá onze consultórios para atendimento das equipes multiprofissionais, generalista, cirurgião dentista e enfermeiro. Contará ainda com salas de vacinação, farmácia, coleta de materiais, curativos entre outros.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, o projeto encontra-se atualmente na chamada fase interna do processo licitatório e em breve será publicado edital para escolha da empresa que executará a obra.

UBS Dom Inácio Krause (Boqueirão)

Após a reforma e ampliação, a Unidade do Boqueirão saltará de uma área construída de 475,18 m² para 997,79 m². Na prática, é quase como se fosse uma nova unidade, já que o prédio existente será inteiramente reformado, com criação de espaços externos agradáveis para permanência e espera de atendimento, priorizando a qualidade e modernização dos ambientes para os usuários e servidores, com destaque para o tamanho da recepção, novos sanitários com fraldários.

Após a obra a UBS contará com mais sete consultórios, totalizando dezessete para atendimento das equipes multiprofissionais, clínicos gerais, generalista, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêuticos e outras categorias técnicas. Ela ainda terá sala de vacinação, farmácia, coleta de materiais, curativos entre outros.

UBS São José (Tupy)

O projeto prevê a ampliação da área construída dos atuais 629,67 m² para 1.052,44 m². A unidade contará com pátio interno para permanência e ventilação natural do espaço clínico. Serão 17 consultórios para atendimento das equipes multiprofissionais, generalista, cirurgião dentista, enfermeiro e farmacêuticos. Além de salas de vacinação, farmácia, coleta de materiais, curativos entre outros.

Novas unidades privilegiarão ambientes humanizados e sustentáveis

Das seis novas unidades que a Prefeitura planeja entregar até o final de 2024, uma já está em fase final de construção. As outras terão o processo licitatório iniciado até o final deste ano. A equipe de projetos da Secretaria de Planejamento tem pensado esses layouts de modo que eles possuam, na medida do possível, praças internas para uso dos pacientes e funcionários, como forma de humanizar o espaço, com amplos corredores e pé-direito alto que dão aos usuários da unidade uma sensação de bem-estar e conforto.

Os novos prédios contarão com 18 consultórios. A exceção é a nova UBS Santa Mônica que contará com 21 consultórios. Essas salas oferecerão atendimento para equipes multiprofissionais, generalista, cirurgião dentista, enfermeiro e farmacêutico, aplicação de vacinas, farmácia, coleta de materiais, curativos entre outros

A Secretaria de Planejamento ainda está elaborando os projetos pensando em critérios sustentáveis, de modo que os novos prédios possuam painéis fotovoltaicos, que além de diminuir consideravelmente o valor da fatura de luz gerará energia equivalente a mais de 10 casas populares. As placas fotovoltaicas, em crescimento no Brasil e no mundo, tem como grande benefício o fato de ser uma energia limpa, fonte renovável e econômica.

Nova UBS Paulo Reis Teixeira (Estação)

A nova unidade será a primeira do erguida num dos bairros mais antigos de Araucária, o Estação. Ela terá área construída de 1.241,14 m². O local escolhido para sua edificação é estratégico e incluirá a implantação de uma praça anexa, com equipamentos diferenciados para a região e cidade. O espaço de lazer contará com área de recreação infantil, academia ao ar livre, pista de corrida e pódio, quadra descoberta com arquibancada, labirinto, arborização e criação de bancos proporcionando espaços de permanência.

Nova UBS Centro

Hoje espremida no complexo NIS 3, a nova UBS Centro contará com área construída de 1.245,88 m². Entre os diferenciais do prédio estão a praça interna para uso compartilhado de funcionários e pacientes.

Nova UBS Plínio

Dentro do projeto de padronização das novas unidades, o prédio contará com área construída de 1.241,14 m². Será implantado em conjunto com uma grande praça que será integrada com quadra e bosque já existentes no local.

Nova UBS Santa Mônica

Uma das mais tradicionais unidades de saúde de Araucária ganhará um prédio novo, com área construída estimada de 1.600 m². Atualmente a unidade está instalada em terreno anexo ao Parque Cachoeira, mas migrará para novo terreno. Isto porque o imóvel atual não comporta ampliações.

Primeira das novas unidades de saúde a ser entregue será a do Industrial

Com alguns meses de atraso, a primeira das novas unidades de saúde a ser entregue a população é a UBS Silvio Skraba. Carinhosamente conhecida como Postinho do Industrial, o prédio deve ser concluído pela construtora que venceu a licitação agora em julho. Ele tem área construída de 1.439 m². São 10 consultórios para atendimento das equipes multiprofissionais, clínico geral, generalista, cirurgião dentista, enfermeiro e farmacêutico.

A nova UBS foi edificada no terreno ao lado de onde funciona a atual, o que não prejudicou o atendimento da região durante a obra e tão logo o novo prédio seja entregue a Prefeitura irá reformar o “prédio velho, que tem 598 metros quadrados. O processo licitatório para a empreitada já está aberto e, depois de pronto, serão seis novos consultórios que integrarão a estrutura da UBS Industrial.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE