O número de carros e motos aumentou consideravelmente em Araucária. De acordo com dados da Polícia Militar, em maio deste ano existiam 37.650 veículos na cidade, e no mês de agosto, o número já era bem maior, somando 38.704. Isso significa um aumento de mais de mil veículos circulando nas ruas em apenas quatro meses.

Em maio existiam 23.400 carros, mas esse número subiu para perto de 24 mil em agosto. A quantidade de motos também aumentou, passando de 5.100 para 5.300. Considerando que a cidade tem perto de 107 mil habitantes, pode-se projetar que 23% da população tenha um carro e 5% uma moto.

Com isso, Araucária é a terceira cidade da região metropolitana de Curitiba com maior quantidade de automóveis, perdendo apenas para São José dos Pinhais, que tem mais de 300 mil habitantes e possui 89 mil veículos, e Colombo, que possui aproximadamente 200 mil pessoas e 57.121 veículos.

O sargento Luis Nemer, da Polícia Militar, acha que em Araucária circulam mais de 37.600 veículos durante o dia, devido ao grande fluxo de carros que a cidade recebe. “Muitas pessoas moram em Curitiba e trabalham aqui”, explica.

Para ele, o resultado desse grande aumento na frota são os acidentes de trânsito. “Percebemos um grande aumento no número de acidentes. Isso se deve ao acréscimo de carros em circulação e, obviamente, à imprudência dos motoristas”, afirma.