Moradores apreensivos com as obras na ponte
SMUR garante que muro de contenção não oferece riscos

Se por um lado as obras para a construção da ponte sobre o rio Chimbituva, que ligará a Rua Paulo Alves Pinto até a Avenida Beira Rio, representam uma alternativa de tráfego entre o Centro e a Região sul do município, por outro preocupam os moradores das redondezas.

Uma moradora procurou a redação do Jornal O Popular alegando que está apreensiva com a obra do prolongamento da via. Segundo ela, o muro de contenção não pode garantir a segurança das casas que existem nas proximidades. “Se der uma chuva muito forte existe o risco de aquilo tudo desabar e cair em cima da casa”, comentou, acrescentando que apesar do medo, não chegou a entrar em contato com a Prefeitura.

O secretário municipal de Urbanismo, Mário Torres, explicou que a obra está respeitando a divisa do terreno com a moradora que questão, inclusive ela teria se mostrado receptiva e satisfeita com as mudanças.

“O muro de arrimo que estamos fazendo está totalmente dentro dos padrões técnicos de segurança, e a empresa contratada para o serviço é especializada neste tipo de obra, com grande experiência em aterros feitos em rodovias. Além disso, a SMUR e o engenheiro responsável da empresa estão acompanhando tudo de perto, não existe o menor risco de ocorrer algum acidente de desmoronamento. Os moradores podem ficar tranquilos”, esclareceu o secretário.

Torres frisou ainda que este tipo de obra exige toda uma técnica de execução e a Prefeitura de Araucária, por meio SMUR, está seguindo todos os passos necessários.

A obra
A ponte sobre o rio Chimbituva, que é afluente do rio Iguaçu, terá 16,10 metros, e a extensão total da obra, incluindo o prolongamento da rua, será de 115,19 metros, com um investimento de R$ 421.893,41.

Para realizar a obra, a SMUR teve que solicitar ao Instituto Ambiental do Paraná a autorização para supressão da vegetação e aterro, e também ao Instituto das Águas a liberação para a transposição das águas do rio. A empresa que venceu a licitação e está executando o projeto é a Giralda Construtora de Obras Ltda. que terá um prazo de quatro meses para concluir as obras.