Moradores do Formigueiro pedem melhorias
Secretário de Saúde fala aos moradores durante reunião esta semana

Centro de saúde, mais linhas de ônibus e melhoria nos serviços de correspondências. Foram estes os três principais pontos debatidos numa reunião realizada na noite de terça-feira, dia 17, entre moradores da localidade rural de Formigueiro e representantes da Prefeitura, da CMTC e dos Correios.

De acordo com integrantes da Unamar (União das Associações de Moradores de Araucária), que ajudou na intermediação do encontro, as reivindicações já são antigas, sendo que os problemas levantados vêm dificultando sobremaneira a vida de quem reside naquela região da cidade.

Com relação ao transporte coletivo, a principal reclamação dos usuários da comunidade é a falta de horário de ônibus e o longo trajeto que os veículos que atendem a região percorrem. Para se ter uma idéia da dificuldade enfrentada por eles, até o ano passado, quando os moradores precisavam ir ao posto de saúde que os atende, localizado em Guajuvira, eles pegavam o ônibus por volta das 6h e só podiam retornar no final da tarde, que é quando o veículo retornava para a região.

Outro ponto debatido no encontro foi justamente a falta de um centro de saúde para atender a localidade de Formigueiro. Hoje, eles são obrigados a se consultar na unidade de Guajuvira, vários quilômetros longe dali. O acesso aos serviços dos Correios é outro empecilho, vez que a empresa não atende aquela região. Logo, os moradores precisam se dirigir até a unidade que fica no centro de Araucária para retirar suas correspondências.

Melhorias
Pelo menos em parte, os pedidos de quem mora em Formigueiro e redondezas devem ser atendidos. A CMTC, por exemplo, garante que o local vai ganhar mais linhas de ônibus a partir de março, quando a companhia deve reformular todo o transporte coletivo da área rural. Já com relação ao postinho, a notícia trazida pelo secretário de Saúde, Haroldo Ferreira (PDT), não foi muito boa. Segundo ele, infelizmente, a quantidade de pessoas que residem naquela área não justifica a construção de uma nova unidade. "O Ministério da Saúde preconiza que tenhamos mais de quatro mil pessoas em determinada área para que possamos construir um centro de saúde. Aqui nesta região temos pouco mais de duas mil", explicou.

Haroldo, no entanto, garantiu que a Prefeitura vai investir cerca de R$ 700 mil na reforma do centro de saúde de Guajuvira, trazendo mais conforto para os usuários da unidade, entre eles quem mora em Formigueiro. "Esta reforma no centro de saúde, somadas as mudanças no transporte coletivo vão melhorar muito a qualidade de vida de vocês aqui", garantiu.

Já com relação aos serviços dos Correios, o representante da empresa que esteve na reunião explicou que existe a possibilidade de se instalar uma Caixa Postal Comunitária na região, onde todas as correspondências são dirigidas para essa caixa. O assunto, entretanto, será debatido mais profundamente numa nova reunião entre os moradores e a comunidade local.