Secretaria de Agricultura atende 10 animais por dia, mediante senhas distribuídas a partir das 7h30
Há mais de 40 anos a Prefeitura de Araucária oferece assistência médica aos animais da cidade através do Departamento Veterinário Próprio, mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG). No local, são realizados atendimentos em animais de pequeno e grande porte, bem como controle de vacinação de rebanhos, combate a doenças, entre outros.
Cães, gatos, pássaros e outros pequenos animais são atendidos das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, na sede da SMAG, que oferece consultas, orientações sobre vacinas a serem aplicadas e alimentação.
Na teoria o serviço deveria funcionar assim, porém, muitos cidadãos araucarienses afirmam ter tido problemas na hora em que levaram seus cãezinhos para serem atendidos. “Liguei na Agricultura e eles me disseram que são feitas 10 consultas por dia e é preciso estar lá às 7 horas para conseguir uma senha. No entanto, eles tem 4 veterinários, um está de licença, outro sofreu um acidente e outros dois estavam em campo, e por isso só teria consulta depois de três semanas. Daí seria tarde demais para minha cachorrinha”, disse uma reclamante.
Ela conta que ligou a Ouvidoria da Prefeitura sugerindo que remanejassem pelo menos um veterinário para atender tantos animais que procuram diariamente pelo serviço. “Esta não foi a primeira vez que aconteceu isso, em outra ocasião procurei o serviço veterinário da Prefeitura e também não tive sucesso”.
“Eles divulgam o serviço como se fosse uma maravilha, como se funcionasse tudo redondinho, mas na hora que precisamos é sempre a mesma coisa. Eu quando precisei também foi uma enrolação pra conseguir consulta pro meu cachorro”, contou outro cidadão.
Contratempos
A respeito do ocorrido, a Prefeitura de Araucária explicou que, atualmente, o Departamento Veterinário da Secretaria de Agricultura conta com quatro veterinárias. Os animais de grande porte são atendidos nas propriedades rurais, enquanto os animais de pequeno porte são atendidos na clínica instalada dentro da Secretaria.
Informou ainda que no período compreendido entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março o atendimento foi realizado por duas veterinárias em virtude de uma delas estar em período de férias e a outra ter se machucado durante um atendimento no campo e estar de atestado médico. Essa semana, a profissional que estava de férias está retornando as suas atividades, porém outra está saindo de férias; e a veterinária que se machucou continua de atestado. Portanto, a Prefeitura comunica que, nas próximas semanas, o atendimento continuará sendo realizado por duas veterinárias, mas isso não impedirá que os serviços continuem sendo realizados normalmente, de acordo com a demanda e a urgência de cada caso. Atualmente, as consultas para os animais de pequeno porte são realizadas às 2ª, 4ª e 6ª feiras e são distribuídas 10 senhas de atendimento, a partir das 7h30.