Adir foi pego com uma arma com seis munições
Foram dez horas de medo, medo de perder a própria vida. O caminhoneiro Gerson Manoel de Souza, 59 anos, passou dez horas em cativeiro sob a mira de um revólver na manhã de quarta-feira, 05 de junho. O assalto começou às 6h15 da manhã na Linha Verde e terminou com a liberação da vítima às 16h em um matagal da zona rural de Araucária, próximo a estrada para Campo Largo, quando, após denúncias anônimas, uma equipe do COE (Comandos e Operações Especiais), pertencente ao Bope, conseguiu localizar e dominar Adir Julianderson de Lima Pereira, 36 anos, que estava com o refém. Adir estava com um revólver com seis munições intactas: “Foi por muito pouco que Gerson não perdeu a sua vida, já que ele conviveu durante todo o dia com o criminoso”, apontou aliviado policial civil.
A recuperação do caminhão baú, com carga de alimentos no valor de R$12 mil, aconteceu no início da tarde em Pitanga – que fica a 340 km de Curitiba – junto com a prisão de quatro suspeitos. Conforme informou a Polícia Civil de Araucária, a vítima reconheceu três deles: Evandro Vieira, Eliseu da Silva e Rogério Vitorino, que permanecem presos em Pitanga. De acordo com o COE, enquanto esse grupo seguia com o caminhão para o interior, Adir mantinha o motorista detido no matagal; a ideia era liberá-lo assim que os comparsas conseguissem vender a carga ou o caminhão: “A vítima relatou que foi levada até lanche para eles almoçarem”, completou o escrivão da policia civil. Como o plano não deu certo, já que o quarteto foi rapidamente localizado, a equipe policial ficou apreensiva quanto a vida do motorista, porém tudo foi resolvido antes que qualquer coisa ruim acontecesse ao trabalhador.
Como foi
Segundo relatos da vítima, ele estava parado no semáforo quando foi abordado por dois homens armados que entraram na cabine e rendeu-o. O motorista explicou que a carga que carregava não era de alto valor, os assaltantes ficaram confusos, mas seguiram com o roubo. “Eles ficaram rodando pela Linha Verde até umas 07h30, quando chegou Adir em um veículo Strada, de cor branca, que pegou a vítima e o encaminhou para um matagal aqui em Araucária”, relatou, em cima de depoimento da vítima, escrivão da polícia civil.
Depoimento
Na delegacia da cidade, Adir se contradisse nas informações relatadas para a Polícia em seu depoimento oficial. Conforme escrivão, primeiro o suspeito se reservou o direito de ficar em silêncio, mas logo depois começou a falar: “Ele disse que conhecia somente uma pessoa dessas, um tal de Clevinho, Clevinho, não soube dizer o nome direito; primeiro ele disse que conheceu o em um bar, depois disse que foi no terminal do CIC. Adir afirmou que ele ofereceu R$300,00 e uma arma pra ele manter o motorista detido, fora isso, disse que não sabia mais nada e não conhecia ninguém”, explicou. O rapaz segue detido na delegacia da cidade aguardando providências da justiça.