Nova plataforma do Triar já começou a funcionar
A plataforma vai proporcionar mais tranquilidade aos passageiros que utilizam os linhões

A Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC) está investindo na modernização e na melhoria da infraestrutura do sistema de transporte coletivo da cidade. Essas melhorias possibilitam aos cerca de 50 mil usuários do Transporte Integrado de Araucária (Triar) mais conforto e agilidade no deslocamento. No sábado, dia 24, começou a funcionar a nova plataforma elevada que vai beneficiar os passageiros das linhas do Triar Circular Centro e dos linhões articulados (L.01 e L.02).

Instalada no Terminal Rodoviário Central, a plataforma coberta tem 28,6 metros de comprimento e 4,4 metros de largura e possibilita que dois linhões articulados estacionem ao mesmo tempo no terminal.

“Esta plataforma elevada foi projetada para tornar o fluxo de passageiros do Triar mais eficiente, seguro e acessível. Ela permite que dois articulados possam estacionar simultaneamente, sendo um de cada lado da plataforma, e também atenderá a demanda dos usuários da linha Circular Centro. Desta maneira o trânsito de veículos e de pessoas no setor do Triar ficará mais ágil e organizado, já que grande parte dos usuários que hoje utilizam estas linhas nas plataformas convencionais do terminal irão se concentrar na nova plataforma elevada”, explicou o diretor operacional da Companhia, José Luiz Lautert.

Foram investidos pela CMTC aproximadamente R$ 330 mil para a construção da plataforma do Triar. Lembrando que em agosto também entrou em operação a plataforma elevada que atende os usuários do Ligeirinho e que custou ao município cerca de R$ 350 mil. Todo o montante aplicado na implantação da infraestrutura do terminal e do sistema de transporte público, como um todo, foi integralmente bancado pelo município, com recursos próprios da Companhia de Transporte Coletivo de Araucária.

Estação de Transferência
De acordo com informações da Companhia, a construção de uma estrutura para atender as linhas do Triar foi necessária, já que a CMTC tem investido forte no sistema de integração dentro do município. Com essa proposta é que está sendo construída a maior e mais moderna plataforma de embarque e desembarque de passageiros de Araucária.

A estação de Transferência da Av. Manoel Ribas irá permitir a integração entre os ônibus Ligeirinhos – que vêm de Curitiba – com as linhas do Triar (Circular Centro e linhões 01 e 02), sem que o usuário necessite ir até os terminais para realizar a integração que desejar. As obras da nova Estação de Transferência devem ser concluídas até o final do ano.