O dia em que ruas no Jd. Norma viraram rios
Trecho da Maria Sobânia tomada pela água após 15 minutos de chuva

Os moradores das ruas Maria Sobânia e Atílio Bosquete, no jardim Norma, bairro Costeira, estão revoltados com a Prefeitura por conta dos constantes alagamentos que tomam conta da região toda vez que uma chuva um pouco mais forte cai.

Na sexta-feira, dia 12, por exemplo, não foi diferente. Uma tromba d’água de pouco mais de meia hora já foi o suficiente para alagar boa parte da Maria Sobânia e toda a extensão da Atílio Bosquete e, por consequência, o terreno de vários moradores.

Nossa reportagem esteve no local na tarde sexta e conversou com algumas pessoas vítimas do temporal. “Aqui sempre que chove é esta pouca vergonha. E piorou muito depois que o asfaltaram o bairro”, relatou um morador.

A situação das pessoas que residem na região vem piorando. Há cerca de duas semanas, O Popular já esteve no local. Só que o problema era com a rede de esgoto, que sempre que chovia acabava retornando para dentro das casas pelo próprio encanamento.

Desta vez, no entanto, o problema foi outro. As ruas foram tomadas pelas águas da chuva porque o córrego que passa pelo bairro transbordou. “Esse aqui é o rio Chimbituva. Tá todo cheio de lixo. O problema é que este rio passa lá pelo São Sebastião (loteamento), que fica numa área mais alta, e a água da chuva lá de cima vem com força e acaba estourando aqui no Norma”, conjecturou um outro morador sobre os motivos que levaram ao alagamento.

O dia em que ruas no Jd. Norma viraram rios
Sob esta água toda esta a rua Atílio Bosquete, no jardim Norma

“O problema é que esta situação está piorando. Moro aqui há mais de dez anos e só uma vez eu vi esta área alagar. E isto só aconteceu porque caiu um dilúvio. Agora, cai qualquer temporalzinho e já não dá mais para passar por aqui”, indigna-se um terceiro cidadão.

Recesso

Nossa reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação social da Prefeitura para que eles comentassem o assunto. No entanto, não há expediente nas repartições públicas desde quinta-feira, dia 11, e eles só retornam ao trabalho na próxima quarta-feira, dia 17. Do mesmo modo, o assessor especial de comunicação, Velozo Santos, não atendeu ao celular quando ligamos para ele na tarde de sábado, dia 13.

Fotos: Waldiclei Barboza