Olizandro visita chácara que trata usuários de drogas
Durante a visita, Olizandro conversou com alguns pacientes da FAVI

Uma das principais bandeiras do ainda candidato Olizandro José Ferreira (PMDB) na campanha eleitoral do ano passado era o combate às drogas, com atenção especial ao tratamento dos usuários, de modo a reinseri-los na sociedade. Na sexta-feira, dia 15, o prefeito resolveu mergulhar um pouco mais no problema: foi conhecer a Comunidade Terapêutica Fonte de Água Viva (FAVI), que trabalha na recuperação de usuários das mais diversas drogas, principalmente o crack e o álcool.

Segundo Olizandro, a ideia da Prefeitura é firmar parcerias com a FAVI para que ela ofereça tratamento a araucarienses vitimados pelas drogas. “Esse é um problema que consome milhares de famílias de Araucária e precisamos encará-lo de frente. Por isso, estamos à disposição para auxiliar a FAVI dentro das nossas possibilidades legais, pois eu acredito neste trabalho e também na recuperação destas pessoas”, ponderou.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, no ano passado havia um convênio de subvenção social entre o Município e a FAVI para que a comunidade destinasse onze vagas para pacientes encaminhados pelas secretarias de Saúde e Assistência Social. No entanto, o convênio não foi renovado e a entidade deixou de receber os recursos. “Estamos sem condições financeiras para abrigar mais alunos. Temos uma fila de espera, mas, infelizmente, devido a este problema, não podemos ampliar nosso atendimento neste momento”, afirmou o presidente da entidade Maher Asaed.

Durante a visita que fez à chácara da FAVI, instalada na região de Lagoa Grande, Olizandro conheceu o trabalho desenvolvido no espaço e conversou com pacientes. “Muitos deles vieram conversar comigo e me pediram uma oportunidade de emprego quando saíssem dali, pois eles têm a consciência de que se não forem inseridos no mercado do trabalho quando terminarem o tratamento muito provavelmente voltarão ao mundo das drogas”, contou à nossa reportagem.

Ainda conforme Olizandro, ele determinou que as secretarias de Saúde, Assistência Social e Trabalho e Emprego desenvolvam ações em parceria com a FAVI. Ele ainda pediu que a entidade apresente um plano de aplicação de recursos à Prefeitura para que, o quanto antes, o convênio possa ser reestabelecido.

Outras ações
Além da parceria com a FAVI, Olizandro afirmou que a Prefeitura construirá em Araucária um Centro de Recuperação para tratamento de dependentes químicos.