Coluna SMED: Segurança no Trânsito

Coluna SMED: Segurança no Trânsito

As estatísticas mostram que acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes e ferimentos em todo o mundo, o que não é diferente em nossa cidade. Os acidentes acabam afetando a sociedade em termos pessoais (psicológicos) e econômicos. No contexto das pessoas, estão a dor e o sofrimento das vítimas do acidente, dos […]

Coluna SMED: A musicalização na educação como um direito de aprendizagem

Coluna SMED: A musicalização na educação como um direito de aprendizagem

A musicalização e a ludicidade são processos significativos no desenvolvimento do indivíduo, de tal forma que a inserção destas pode suscitar inúmeras formas de aprendizagem e resultados positivos na Educação. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o ensino da linguagem musical é um direito e está presente em diferentes campos de experiência e […]

Coluna SMED: Café, Prosa e Saúde

Coluna SMED: Cadê o lixo que estava aqui? Virou Música

A Secretaria de Educação iniciou um projeto inovador e inédito na Rede Municipal de Ensino, intitulado “Café, Prosa e Saúde ” nas unidades educacionais.

Coluna SMED: O que podemos transformar com a arte?

Coluna SMED: O que podemos transformar com a arte?

Você sabia que a arte oferece às crianças a oportunidade de desenvolver-se, ao proporcionar que se expressem de diferentes formas, construindo um senso de realização e fortalecimento da autoestima?

Coluna SMED: A importância da psicomotricidade e dos elementos psicomotores no desenvolvimento infantil

Coluna SMED: Cadê o lixo que estava aqui? Virou Música

A psicomotricidade ocupa um lugar muito importante no desenvolvimento infantil, pois faz com que a criança melhore seu desempenho escolar, crie confiança em si e aprimore sua autoestima. Mas, afinal, o que é a psicomotricidade? De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (1980), psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito, cuja ação é resultante de sua individualidade, linguagem e do processo de socialização.