O que o União Itália fez ao longo do Campeonato da Liga Desportiva de Araucária para triunfar? O presidente e técnico do time, José Gonçalves Batista, o Nenê, tem a resposta na ponta da língua: organização.

Para ele, o planejamento e a união da diretoria, jogadores e da torcida fizeram com que o Itália fosse o grande campeão. “Desde que nós assumimos o compromisso de colocar o time de volta na primeira divisão, sempre buscamos unir todos que gostam do clube. O resultado chegou com esse título, que não é apenas meu, nem somente dos jogadores, mas de todos que lutaram para que o União Itália fosse o grande clube da Cidade”, diz Nenê.

Percurso
Em 2006, o clube disputou a 2ª divisão da competição municipal. Neste período, ninguém poderia imaginar o tamanho crescimento que teria um dos clubes mais tradicionais de Araucária. Naquele ano, o União Itália foi campeão e voltou à elite da Liga. Em 2007, a diretoria preferiu manter a base da equipe e apenas fez um Campeonato razoável.

Mas em 2008, Nenê conta que decidiu investir na equipe pelo sonho do Itália ser o campeão. Vários jogadores foram mantidos e muitos, contratados. Com uma equipe jovem, o União Itália chegou de mansinho aos primeiros lugares da tabela e não saiu mais. Somente na última rodada do 1º turno o time assumiu a ponta e daí em diante foi considerado o favorito a ganhar o caneco.

Na primeira fase, o União Itália venceu 10 jogos e empatou quatro. O clube também é o dono da maior goleada do Campeonato deste ano, por 12×1 no time do Alvorada. Teve ainda o goleiro menos vazado, o melhor ataque e, de quebra, a melhor defesa. Na segunda fase o time soube usar o favoritismo e eliminou o Juventus e o Grêmio Liquigás. E, na final, derrotou o Vera Cruz.

Novos horizontes
A diretoria já está se articulando para montar uma equipe ainda mais forte para em 2009 buscar o sonho de todos desportistas de Araucária: o de ser campeão pela primeira vez da Taça Paraná. De acordo com Nenê, o clube está à procura de mais reforço e de apoio de mais comerciantes e empresas. “Já estamos trabalhando. Se novamente nos unirmos, conseguiremos trazer esse título para o município”, avalia o técnico.

Na parte de estrutura, o clube busca uma área para a construção de um campo de futebol com local adequado para o torcedor assistir aos jogos com tranqüilidade. “Nossa diretoria está estudando adquirir uma área perto do bairro Estação, para que nosso torcedor possa acompanhar o time do coração com mais comodidade”, fala Nenê.