A educação para a qualificação profissional é contemplada em alguns projetos
A Petrobras divulgou na sexta-feira, dia 20, a lista dos projetos contemplados na seleção Integração Petrobras Comunidades. Lançada no segundo semestre de 2011, a segunda edição da seleção pública destinará aproximadamente R$ 14 milhões para 74 projetos sociais nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os projetos contemplados têm como foco ao menos uma das seguintes linhas de atuação: geração de renda e oportunidade de trabalho; educação para a qualificação profissional ou garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Dos 14 projetos contemplados no Paraná, 3 são de Araucária: “Aprender & Crescer” – Associação Para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná; “Letramento Escola e Comunidade: Uma Prática Cidadã” – APPF da Escola Municipal Jardim Fonte Nova e “Trabalhar e Crê-Ser” – Associação Gente de Bem. A lista de todos os projetos selecionados está disponível no site www.petrobras.com.br/integracaocomunidades.
Entre os meses de novembro de 2011 e fevereiro de 2012, a Petrobras recebeu a inscrição de 293 projetos dos quatro estados. Foram aceitas inscrições de projetos sob a responsabilidade de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, com atuação no Terceiro Setor, como associações, fundações, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e demais organizações sociais. As instituições puderam solicitar patrocínio no valor de até R$ 200 mil reais e com prazo de execução por 24 meses.
Etapas da seleção
O processo de seleção dos projetos contou com a participação de empregados do Sistema Petrobras, além de representantes do Terceiro Setor, e foi dividido em três etapas: Fase 1 – Triagem Administrativa, de caráter eliminatório, responsável pela verificação da documentação apresentada; Fase 2 – Avaliação Técnica, responsável pela pontuação dos projetos aprovados na Triagem Administrativa; Fase 3 – Conselho Deliberativo Regional, instância final do processo de análise, responsável pela definição dos projetos contemplados.