Com a proximidade das festas de fim de ano, o consumidor deve planejar suas despesas, orienta o Procon-PR. Mesmo com o 13.º salário, é preciso tomar muito cuidado nas compras, principalmente a prazo, pois os juros estão altos e podem comprometer o orçamento do consumidor.

No período de Natal e de final de ano é intensa a correria para comprar. Mas, comprar às pressas pode pesar muito no bolso do consumidor. É preciso ter cuidado para evitar a ina-dimplência, pois, nos primeiros meses do ano, há um acúmulo de pagamentos (IPVA, IPTU, matrículas e material escolar).

Antes de sair às compras, a orientação do Procon-PR é que o consumidor faça uma estimativa com todos os possíveis gastos (presentes, comemorações, decoração, roupas etc.). Se a intenção é viajar, também é preciso se organizar e saber exatamente quais serão os gastos com passagens, estadia, alimentação e lazer.

Quanto aos presentes é importante fazer uma lista das pessoas e opções, inclusive para os amigos secretos. Com a lista em mãos é hora de fazer a pesquisa de preços em diversos estabelecimentos e até pela internet, lembrando que é preciso considerar o preço à vista e os juros embutidos na opção de parcelamento.

Na hora de escolher brinquedos, compre o produto adequado à faixa etária da criança. Só compre brinquedos certificados pelo selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).