PMA define datas para manutenção de túmulos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Prefeitura de Araucária, por intermédio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SMMA) e de Agricultura (SMAG) divulga as datas para limpeza e manutenção de jazigos e as informações sobre a tradicional missa campal e a Feira de Finados.

Lembrando que os cemitérios municipais Central (também conhecido como cemitério Velho) e Independência (no bairro Boqueirão) estão abertos ao público diariamente, das 8h às 17h30, inclusive aos fins de semana.

Segundo informações da administração dos cemitérios, o prazo para reformas e pinturas em jazigos terminou no último domingo, dia 21, porém a pessoa interessada em realizar obras de reformas ou benfeitorias em jazigos poderá iniciar os serviços a partir do dia 5 de novembro.

Já as famílias que desejarem apenas realizar a limpeza ou a manutenção de seus túmulos têm até o dia 30 de outubro para concluir serviços. “Nós agendamos essas datas para evitar tumulto nos dias próximos ao feriado de Finados, quando muitas famílias, inclusive de outros municípios, vão ao cemitério apenas para fazer suas orações e tais procedimentos podem não ser convenientes na ocasião. Quanto a obras de reforma, este ano o prazo foi menor porque, com a construção recente de um grande número de jazigos no Cemitério Independência, nossa equipe precisa de mais tempo para organizar e realizar a limpeza geral do cemitério para o Dia de Finados”, explicou o encarregado do cemitério Independência, Maurício de Freitas.

Vale ressaltar ainda que a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro irá promover a tradicional missa campal dentro do cemitério Independência na data, a partir das 9h30.

Feira de Finados
A SMAG cadastrou produtores, artesãos e vendedores ambulantes para participar da tradicional Feira de Finados, que será realizada concomitantemente em frente aos portões de ambos os cemitérios de Araucária, nos dias 01 e 02 de novembro, das 08h às 18h. Serão comercializados na feira arranjos de flores naturais e artificiais, velas e também haverá venda de alimentos em barracas apropriadas.

Vale destacar que agricultores do município que desejarem participar da feira no ano que vem, podem realizar cadastro no projeto Florar da SMAG, para receber gratuitamente mudas de flores e comercializá-las na feira. Mais informações no Cemitério Central: 3901-5227, Cemitério Independência: 3901-5211 e Secretaria de Agricultura: 3614-7530.