Intenção é colaborar para a conservação do solo e melhorar a alimentação do rebanho

Na quarta-feira (6) a prefeitura repassou mais de 7 toneladas de sementes forrageiras de inverno a 208 pequenos produtores rurais do município. A distribuição aconteceu em diversos pontos da área rural e compreende as sementes de ervilhaca, nabo forrageiro, azevem e aveia.

As forrageiras são plantadas neste período em que as principais lavouras não podem ser cultivadas devido ao frio e servem principalmente para a conservação do solo e adubação verde. “É uma ferramenta que os agricultores utilizam para cobertura do solo durante o inverno e no final deste período eles passam o arado e essas plantas acabam servindo de adubo”, explica o secretário de Agricultura de Araucária, João Batista Marinho.

No caso da forrageira ervilhaca, seu plantio também serve como pasto para animais. “Como muitos produtores não têm acesso a uma alimentação melhor para o gado de corte e leite, a ervilhaca é uma boa opção para o melhoramento dos rebanhos”, destaca Marinho.

Para participar do Programa Forrageiras de Inverno é necessário efetuar a inscrição na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na rua Júlio Szymanski, 72, Centro, Araucária. Informações: 3901-5084.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe