Enquanto isso, o mato cresce sem parar e já começa a esconder as placas de sinalização, dificultando a vida de motoristas e pedestres
A exemplo do que ocorreu com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, muitos motoristas e pedestres têm entrado em contato com a redação do Jornal O Popular para reclamar do mato alto em toda a extensão da Rodovia do Xisto – BR 476, tanto nas margens quanto no canteiro central. Segundo eles, o mato alto atrapalha a travessia da rodovia e, se não for cortado, logo estará cobrindo as placas de sinalização.
A Prefeitura esclarece que, por se tratar de uma rodovia federal, a responsabilidade pela limpeza da vegetação no local é do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). E o secretário de Obras, Clodoaldo N. Pinto Junior, acrescenta que no dia 16 de janeiro emitiu um ofício para o DNIT pedindo providências para a execução do serviço de roçada ao longo de toda a rodovia. “Nós justificamos o pedido afirmando que os canteiros centrais e as placas de sinalização estão cobertas pelo mato, causando diversos transtornos e até mesmo risco de acidentes. Além do ofício também enviamos uma série de fotos dos locais mencionados”, afirmou Clodoaldo.
De acordo com o retorno enviado ao secretário, o DNIT está com um problema judicial com a empresa contratada para executar os serviços e, enquanto a situação não se resolver, não poderá realizar o trabalho. “Caso essa pendência se estenda por muito tempo, como medida de emergência, iremos tentar firmar um convênio com o DNIT para que a prefeitura possa fazer a roçada”, afirmou o secretário.
Problemas no contrato
As informações repassadas pelo secretário Clodoaldo foram confirmadas pelo DNIT, que afirmou que o trecho da rodovia BR-476, entre Curitiba e Araucária, estava recebendo obras de manutenção do CREMA 1, porém a empresa responsável pelas obras está rescindindo o contrato. Por isso, o DNIT Paraná, ao mesmo tempo em que segue os procedimentos necessários para consolidar a rescisão, prepara a reativação do contrato de manutenção anterior ao CREMA 1.
O DNIT informou também que ainda não é possível precisar uma data para a conclusão desses trâmites e a retomada dos serviços, que envolvem roçada e tapa-buracos. Destacou, entretanto, que este trecho da BR-476 foi contemplado com as obras do CREMA 2, dentro do Lote 2, com previsão para obras no primeiro semestre deste ano. O CREMA 2 prevê contratos de 5 anos de duração, com serviços de recuperação estruturante e manutenção.