PMA não se entende sobre buraco na Archelau
Conserto do buraco começou a ser “re-re-refeito” esta semana

Está virando uma novela o mega buraco que apareceu na avenida Archelau de Almeida Torres. Em dezembro do ano passado, a cratera se abriu e a Secretaria de Obras foi lá e o tapou sem maiores averiguações. Não deu outra, o buraco reabriu. Foi então que o secretário de Obras Públicas, Luis Fernando Graichen, disse que o serviço foi feito pela administração passada, que o problema estava na base e que ela seria refeita e não haveria mais complicações. Quem trafega pela Archelau bem que acreditou, mas só até o momento que o buraco reapareceu, menos de 24 horas depois do conserto.

Depois que o buraco ganhou o apelido de Jack Bauer, o secretário não falou mais sobre ele. Quem tentou explicar o motivo do reaparecimento foi o diretor geral da secretária de Obras, Fabiano Melo. Ele disse, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, que a panela apareceu novamente por conta da chuva, mas garantiu que o serviço feito na base da pista não havia sido perdido, pois a chuva só estragou a capa de asfalto colocada pela SMOP e que ela seria refeita assim que a chuva parasse.

Esta semana, assim que o tempo melhorou, a SMOP voltou ao local, refez todo o trabalho que havia sido feito por eles mesmos na semana passada, abrindo um corte de um metro de profundidade na pista danificada. “Só para a população de Araucária entender, fizemos um corte de aproximadamente um metro de profundidade no trecho danificado e constatamos um solo borrachudo, que com as chuvas e a constante quantidade de carros trafegando, causa as rachaduras no asfalto”, argumentou o engenheiro da SMOP, Romeu Schulhan. Ainda segundo ele, para resolver de vez o problema no trecho, foram colocadas pedra brita 4A e brita graduada e, em seguida, deverá ser refeita a capa asfáltica com CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). Resumindo, eles refizeram o serviço que o diretor geral da secretaria havia dito que não tinha sido perdido.

Como se não bastasse todo o imbróglio, o engenheiro da Secretaria de Obras disse ainda que mais problemas na Archelau vão aparecer, pois o recapeamento de toda a via foi feito de forma incorreta. No entanto, mesmo dizendo que a obra foi executada de maneira errada, a assessoria de comunicação da Prefeitura disse que a SMOP ainda não sabe se vai tomar providências para averiguar se houve alguma irregularidade na execução do serviço.

Foto: Marco Charneski