Cerca de 88 alunos e 41 professores da rede municipal de ensino vão participar na quinta-feira, dia 23, de um curso para formar agentes mirins de prevenção à dengue. O ministrante será o coordenador do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, Antonio Pestana.

O treinamento será realizado pela Prefeitura Municipal através do CCZ e as secretarias de Saúde e Educação, em especial o Clube de Ciências, na Sala Tarsila do Amaral.

Segundo Pestana, o curso vai formar multiplicadores, que farão um trabalho de divulgação e orientação dentro das escolas na Semana Nacional de Prevenção à Dengue, que acontece entre os dias 10 e 14 de novembro. “Eles também vão atuar no Dia D, que acontece em 22 de novembro, repassando tudo que aprenderam aos seus colegas de sala e também aos seus familiares”, explica o coordenador.

Na prática
Durante o treinamento as crianças vão aprender tudo sobre a dengue através de conhecimentos teóricos e situações práticas. Elas terão jogos educativos como bingo, jogo da memória, exposições e aprenderão as músicas da campanha.

“No local será montada uma sala temática com simulações de locais que podem se tornar criadouros do mosquito e os alunos ainda poderão acompanhar o desenvolvimento de uma larva através do microscópio”, acrescenta Pestana.

Casos
O coordenador do CCZ comenta que em Araucária, durante o ano de 2008, foram registrados sete casos de pessoas com dengue, mas apenas um foi confirmado como importado, ou seja, a pessoa não foi contaminada no município.

“Não foi detectada circulação viral na cidade e nem foco do mosquito até o momento. No entanto, temos quatro agentes trabalhando e intensificando as visitas porque é durante o verão que a incidência do mosquito Aedes aegypti costuma ser maior devido ao período de chuvas”, Comenta Pestana.
Ele lembra ainda que 80% dos criadouros do mosquito encontram-se nas residências e, por isso, este trabalho de educação e conscientização através dos alunos será de grande importância.