Polícia Militar com novas viaturas
Novas viaturas desfilaram pela cidade durante essa semana. São cinco novos veículos modelo Renaut Duster e um Renaut Fluence

Quem andou pelas ruas de nossa cidade nos últimos dias deve ter observado a presença das novas viaturas da Polícia Militar que percorriam Araucária. Os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), que está renovando e reforçando a frota da PM do Paraná. Para a 2ª Cia foram repassadas seis automóveis: cinco do modelo Renault Duster e uma sexta modelo Renault Fluence. Outra boa nova é que vinte novos policiais militares vieram reforçar o efetivo da PM de Araucária, que estava defasado há vários anos.

“Estamos agora com uma equipe composta por 72 profissionais. Esse reforço tanto de homens como de equipamentos, aumentará consideravelmente a capacidade de ação da PM, influenciando diretamente na sensação de segurança da população”, afirma o Tenente Gantzel, que está no comando da 2º Cia.

Ainda segundo Gantzel, agora, com novas viaturas e homens, a Polícia Militar da cidade passa por uma reestruturação operacional, até porque a 2º Cia passou a cuidar apenas da segurança de Araucária, pois os municípios de Fazenda Rio Grande e Mandirituba, que eram de responsabilidade da 2ª Cia, serão cuidados por uma nova companhia de polícia, que terá sede na Fazenda Rio Grande.

Patrulha Rural
As recentes mudanças também devem representar melhorias na segurança da área rural do Município, que – em breve – passará a contar com uma Patrulha Rural Ostensiva em virtude do aumento do registro de crimes no campo. Essas equipes que atuarão no interior da cidade estarão sob o comando dos sargentos Sumokoski e Medeiros. “Também devemos ganhar em breve uma viatura com tração 4×4, modelo Amarok, para facilitar patrulhamento na região. Outro projeto da nossa companhia que vem dando retorno é a Patrulha do Sossego, que, com o apoio da Guarda Municipal, atua no combate a perturbações de ordem pública nos finais de semana”, finalizou o tenente.

Conversa com Comando Geral da PM
Na semana passada, integrantes do Conselho Comunitário de Segurança, o Conseg, da OAB, da Câmara de Vereadores e Associação Comercial de Araucária (Aciaa), representando a sociedade civil organizada do município, estiveram em Curitiba para conversar com o comandante Geral da Polícia Militar do Paraná sobre a transferência do então responsável pela 2ª Cia, Capitão Sampaio, de Araucária para outro setor da PM. Conforme afirmou José Maximiano, presidente do CONSEG, eles foram recebidos pelo sub-comandante, Coronel Valmir e pelo Major Hartmann: “Nós entregamos uma correspondência, onde afirmamos que a PM de Araucária foi bem guiada pelo Capitão Stoccheiro e, posteriormente, pelo Capitão Sampaio e que ficamos decepcionados com a saída do Sampaio em tão pouco tempo de atuação”, explicou. Em resposta, o grupo foi informado que não seria possível voltar atrás da decisão, já que o Capitão Sampaio foi transferido para outro setor, porém garantiram que Araucária seria recompensada com um oficial à altura mais investimentos em efetivo e estrutura. “Apesar de não conseguirmos reverter a saída do Capitão Sampaio, tivemos uma ótima oportunidade para expressar a opinião do povo de Araucária sobre sua saída. E, pelo menos, a chegada dessas viaturas e de mais efetivo, também parece comprovar que o comando da PM estava sendo sincero quando disse que nossa cidade seria olhada com a atenção que merece” finalizou.