Além de melhorias na pavimentação, moradores também pedem sinalização e urbanização
Via de ligação entre bairros da cidade e trajeto de linhas de ônibus, a Avenida Santa Catarina é uma das vias mais importantes da cidade. A rua recebe um grande fluxo diário de automóveis, caminhões e veículos utilitários e, segundo os moradores, há muito tempo está precisando de melhorias.
Segundo Rosilda Bussato Versino, moradora da região, a avenida precisa, urgentemente, de reparos. “Eu passo por aqui todos os dias para pegar o ônibus e vejo a quantidade de motoristas insatisfeitos com essa situação. Esse asfalto está cheio de remendos e para passar aqui só fazendo ziguezague com o carro”, conta.
O motorista João Evaldo Batista diz que mora No Iguaçu, trabalha em Curitiba e passa pela Santa Catarina diariamente para ir ao serviço. “Estou pensando em mudar meu trajeto, pois a suspensão do carro já está sofrendo desgaste. Cada vez que é feito tapa buraco aqui fica pior. Esse asfalto parece mais uma esfregadeira do que uma avenida”, reclama.
Outra reclamação da população e de quem trafega pela via é a falta de sinalização vertical, delimitando a via. Além disso, algumas pessoas também reivindicam calçadas, em alguns pontos da Avenida. “Aqui a gente tem que andar na rua, disputando espaços com os carros. Eu acho muito perigoso”, disse Rosilda.
Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) esclarece que já tem ciência dos problemas no local e que para a solução deste caso é necessário uma grande obra. De acordo com a SMOP, será preciso retirar todo o asfalto para começar os trabalhos desde a base, o que demanda recursos que, no momento, a Prefeitura não possui.
Ainda segundo a nota, como forma de minimizar temporariamente os efeitos, há previsão de que uma equipe de trabalho vá até o local para corrigir os danos no asfalto. A ação, como outras que vem ocorrendo no município, depende das condições climáticas para sua realização.