Acúmulo de serviços acaba gerando filas nas agências
Moradores de Araucária procuraram a redação do Jornal O Popular para reclamar de atrasos na entrega de correspondências pelos Correios. Os frequentes problemas têm prejudicado aqueles que, ao receberem suas contas com atraso, são obrigados a arcar com multas e encargos extras.
Alguns reclamam que por várias vezes tiveram que ir até a agência dos Correios para retirar faturas, contas de água, luz e telefone e outras correspondências.
“Os Correios sempre foram sinônimo de eficiência e pontualidade nas entregas, mas ultimamente não sei o que acontece, as correspondências não chegam à nossa casa”, reclamou um morador da região do Costeira.
Na Rua Julia Tereza Bini, no Centro, moradores afirmam que nas últimas semanas os carteiros não têm passado por lá. “As cobranças, quando chegam, já estão vencidas”, denunciou o aposentado Jorge Alcides, 52 anos.
Além da falta de entrega, os moradores reclamam das filas na agência dos Correios. A dona de casa Beatriz Rontal, 54 anos, diz que ficou cerca de uma hora aguardando na fila para pegar suas correspondências. “As correspondências nem sempre chegam. Dia desses recebi uma fatura que foi postada no dia 31 de abril e só chegou no dia 11 de maio, sendo que o prazo do vencimento da fatura era dia 06. Tive prejuízo porque precisei pagar uma multa de R$ 70 reais”, comentou.
Na fila
A reportagem do Jornal O Popular esteve no Centro de Distribuição dos Correios em Araucária e conversou com alguns clientes. A aposentada Nair da Rosa estava indignada com a demora no recebimento de um documento do INSS. “Estou aguardando este papel há 30 dias para poder receber minha aposentadoria e vim aqui hoje pra ver se estava aqui. Antes recebia tudo certinho, mas agora terei que retornar aqui pra ver se chegou”, reclamou.
“Eu também esperei as correspondências em casa, mas estranhei a demora e vim conferir se não estavam aqui na agência”, disse outro morador.
Justificativas
O Jornal O Popular entrou em contato com a assessoria de imprensa da Central dos Correios em Curitiba e ontem à tarde, dia 30, o coordenador de Distribuição da Agência Central dos Correios em Curitiba Jonas Paulo Kusminski e o gerente da Central de Distribuição da Agência de Araucária Lourival Cardoso Guimarães Filho estiveram na redação do Jornal O Popular para esclarecer as dúvidas dos moradores da cidade.
Segundo eles, as filas constantes que se formam no Centro de Distribuição são devido à grande concentração de serviços dos Correios, entre eles as caixas postais, as encomendas que não localizaram o destinatário por três vezes consecutivas, correspondências registradas, correspondências da zona rural das localidades onde não existem Módulos de Caixa Postal Comunitária (MCPC) ou Agências Comunitárias (AGC – um convênio com a Prefeitura Municipal), entre outras.
“Temos agências no Tietê e Guajuvira e módulos em Colônia Cristina e Rio Abaixinho, mas nas demais localidades não temos serviço de entrega, por isso as pessoas precisam ir até a agência, e isto justifica as filas grandes”, explicou Lourival.
Jonas acrescentou que, recentemente, a agência de Araucária passou por uma reforma para proporcionar mais comodidade aos clientes, mas ainda assim as filas são inevitáveis.
Eles explicaram que além destes fatores, existem ainda os prazos para a entrega de determinados tipos de encomendas, e os Correios têm respeitado isso.
Sobre o problema da Rua Julia Tereza Bini, os dois representantes dos Correios foram até o local pessoalmente para conversar com os moradores e ouvir suas reclamações. “Conversamos com cinco moradores e nenhum deles reclamou de atraso nas correspondências. Não sei o que pode ter ocorrido com as pessoas que reclamaram. Fizemos isto porque as pesquisas de satisfação fazem parte do trabalho dos Correios”, explicou Jonas.