Araucária PR, , 21°C

Prefeitura retomará licitação do EstaR ainda neste mês

Se desta vez tudo ocorrer conforme o planejado, EstaR deve começar a valer no segundo semestre

O secretário municipal de Urbanismo, Mário Celso Rigolino Torres, informou no final da tarde desta segunda-feira, dia 24, que pretende retomar ainda este mês o processo licitatório para escolha da empresa que terá a concessão do sistema de estacionamento rotativo da cidade, o popular EstaR.
A licitação deveria ter acontecido ainda no ano passado, mas como algumas empresas questionaram alguns itens do edital, a Prefeitura optou por revogar o processo a fim de reavaliá-lo. “Pretendo ainda neste mês solicitar autorização do prefeito para recomeçar a licitação, nos mesmos moldes da anterior, vez que o próprio Tribunal de Contas afirmou que não havia qualquer irregularidade com o edital”, comentou Mário.
Segundo a Secretaria de Urbanismo, devem estar incluídAs no EstaR cerca de 2137 vagas de estacionamento, destinadas a veículos, motos, além de espaços exclusivos para carga e descarga e vagas reservadas a idosos e portadores de deficiência. O sistema que a Prefeitura pretende implantar na cidade é diferente daquele que funciona em Curitiba. Aqui, a aquisição dos tíquetes poderá ser feita pela internet, por meio de um cadastro que estará associado à placa do veículo, sendo que os créditos poderão ser ativados por celular, no momento do estacionamento. Outra forma de adquirir os créditos será em pontos de venda espalhados na cidade.
75 trechos
Ainda de acordo com informações da SMUR, o EstaR será implantado principalmente nas ruas que ficam em torno da Praça Vicente Machado e do prédio da Prefeitura, além de quadras das avenidas Archelau de Almeida Torres e Victor do Amaral. Ao todo, serão 75 trechos alcançados pelo sistema, que funcionará no horário compreendido entre as 9h e 19h, de segunda a sexta-feira, e, das 09h às 13h, aos sábados. O estacionamento será isento de pagamento aos domingos e feriados e nas demais horas do dia que antecederem ou ultrapassarem o período estipulado.
Waldiclei Barboza (W.B) 

Leia outras notícias